GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE: AMPLIANDO O CUIDADO EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DORES MUSCULOESQUELÉTICAS CRÔNICAS EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.91063Palavras-chave:
Autocuidado. Promoção da saúde. Atenção primária à saúde.Resumo
Mudanças nas estratégias de atenção à saúde têm sido propostas visando maior autonomia e autocuidado de usuários que apresentam problemas crônicos de saúde. O objetivo deste estudo foi compreender as percepções e os significados atribuídos às estratégias de cuidados desenvolvidas nos encontros semanais de exercícios posturais pelos usuários com dores musculoesqueléticas crônicas em uma Unidade Básica de Saúde. O estudo foi de caráter qualitativo e as informações coletadas a partir de entrevistas com oito usuários foram agrupadas em duas unidades de significação: Compartilhando experiências - o cuidado a cada encontro e Para além dos encontros - daquilo que se leva para a vida. Concluímos que os fatores mais relevantes para frequentarem os encontros foram o espaço de escuta, o compartilhamento de momentos de descontração e a troca de experiências, sendo esses elementos centrais para promoção do bem-estar emocional e melhor entendimento da dor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
