CICLISMO URBANO COMO DERECHO HUMANO A LA MOVILIDAD ACTIVA EN LA CIUDAD DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Leandro Dri Manfiolete Troncoso Programa Pós-Graduação Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
  • Rodolfo Franco Puttini Professor Adjunto Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (FMB/UNESP).
  • Luiz Gonçalves Junior Professor Titular Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), Orientador Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Sérgio Alejandro Toro-Arévalo Professor Titular Instituto Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82908

Palabras clave:

Ciclismo. Derechos Humanos. Educación. Política Pública.

Resumen

El ciclismo urbano es un fenómeno reciente valorado como alternativa al transporte motorizado individual. El objetivo del artículo es comprender los procesos educativos del ciclismo urbano, derivados de la práctica social del cicloactivismo que actúa en la ciudad de São Paulo. Realizamos cuatro entrevistas con personas que habitan y se desplazan en bicicleta en este municipio. La trayectoria metodológica siguió la modalidad fenómeno situado, de la Fenomenología. En la construcción de los resultados, las unidades de significado: a) lucha por reconocimiento en el derecho de disfrutar del territorio en bicicleta; b) solidaridad con otros al compartir de manera segura las vías públicas; c) percepción del entorno y d) comunicación del movimiento cicloactivista, resultaron la categoría "Pedalear como derecho humano a la movilidad activa en la ciudad". Constatamos que, a pesar del proceso legítimo de diálogo, las demandas cicloactivistas son poco incorporadas a las políticas públicas de movilidad urbana por falta de representación institucional.

 

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Biografía del autor/a

Leandro Dri Manfiolete Troncoso, Programa Pós-Graduação Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Graduação Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010) e Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2017). Tem experiência na área de Motricidade Humana e Educação Física com ênfase em ciclismo urbano, campo simbólico da saúde e Fenomenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cicloativismo, mobilidade ativa, cidadania, atividades de aventura, ambiente e saúde coletiva. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Campo da Saúde (NEPCS/UNESP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Fenomenologia na Educação Física (NEFEF/UFSCar).

Rodolfo Franco Puttini, Professor Adjunto Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (FMB/UNESP).

Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (desde 2005), Livre Docente em Sociologia e Antropologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2016); Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004); Mestre em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1997); Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004); Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004); Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" no Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, atividades acadêmicas voltadas para as seguintes áreas interdisciplinares: Sociologia e Antropologia da Saúde; Humanidades no Campo da Saúde.

Luiz Gonçalves Junior, Professor Titular Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), Orientador Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-RC) em 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP em 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Portugal (ICS/UL) em 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar), já tendo sido Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Educação Física, bem como Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) desde 1996; Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Vice-Presidente da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador da Cátedra Joel Martins. Atuou como Investigador Convidado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), Portugal, em 2016, e do Curso de Motricidade Humana do Instituto Piaget (CMH/IP), Almada, Portugal, em 2003. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos e/ou em eventos científicos no Brasil, na Argentina, na Áustria, no Chile, em Cuba, na Escócia, na Espanha, em Moçambique, no Paraguai, em Portugal e na Venezuela. Coordena as extensões comunitárias do Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL) e Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, atualmente desenvolvido em parceria com a Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos (ADESM), contando com apoio financeiro da Fondation Terre des Hommes (Tdh).

Sérgio Alejandro Toro-Arévalo, Professor Titular Instituto Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH).

Profesor de Educación Física. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (1991). Spezielisierende Fortbildung in Freizeit und Breit. Deutsche Sporthochschule Koln (1996). 
Magister en Educacion. Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, PUCV, Chile (1998). Doctorado en Educación. Pontificia Universidade Catolica do Chile (2005). Pós-Doutorado em Motricidade Humana. Universidade Federal de São Carlos (2012). Diretor do curso de Pedagogía en Educação Física, Deporte y Recreación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH).

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

TRONCOSO, Leandro Dri Manfiolete; PUTTINI, Rodolfo Franco; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; TORO-ARÉVALO, Sérgio Alejandro. CICLISMO URBANO COMO DERECHO HUMANO A LA MOVILIDAD ACTIVA EN LA CIUDAD DE SÃO PAULO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 1015–1028, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.82908. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82908. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

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