Do isolamento à colaboração

desenvolvimento de uma comunidade de professores de Educação Física em tempos de pandemia

Autores

  • Heidi Jancer Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas
  • Kevin Patton California State University, Chico, United States
  • Melissa Parker University of Limerick, Limerick, Ireland

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.127470

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional de professores, Comunidades de prática, Tecnologia digital

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar o desenvolvimento de um grupo de professores de Educação Física (EF), que enfrentaram dificuldades com o ensino remoto, em uma comunidade de prática (CdP) durante a pandemia da COVID-19. O estudo teve como enfoque os fatores que apoiaram o processo de cultivo da CdP em formato on-line. Empregando a metodologia de pesquisa-ação, o estudo envolveu 15 professores de EF (uma professora atuou como professora-facilitadora) e uma amiga crítica. Os dados foram gerados por meio de encontros da CdP, entrevistas, conversas com amiga crítica e diário reflexivo. A análise temática resultou em quatro temas abrangentes: a) a pandemia como catalisadora da colaboração; b) auto-organização dos professores para viabilizar a comunidade; c) desenvolvimento de pesquisa colaborativa; e d) diálogo para um novo ciclo de colaboração. Notavelmente, a auto-organização dos professores foi fundamental para guiar a CdP ao longo de estágios de desenvolvimento. São discutidos outros aspectos que contribuíram para o desenvolvimento da CdP em um cenário de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Luciano et al. Perfil dos docentes de Educação Física dos Institutos Federais. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 2, p. 154-173, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.538

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OVEN, Alan. Distanciamento social e o ensino de Educação Física: estratégias, tecnologias e novos aprendizados. Movimento, v. 28, p. e28017, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122671

BRASIL, Vinícius Zeilmann et al. A trajetória de vida do treinador esportivo: as situações de aprendizagem em contexto informal. Movimento, v. 21, n. 3, p. 815-829, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.50773

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in Psychology.Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

CAMPBELL, Paul. Rethinking professional collaboration and agency in a post-pandemic era. Journal of Professional Capital and Community, v. 5, n. 3/4, p. 337-341, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/JPCC-06-2020-0033

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. New York: Routledge, 2004.

CARRILLO, Carmen; FLORES, Maria Assunção. COVID-19 and teacher education: a literature review of online teaching and learning practices. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 466-487, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821184

DARLING-HAMMOND, Linda; HYLER, Maria. Preparing educators for the time of COVID… and beyond. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 457-465, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1816961

FERREIRA, Heidi Jancer et al. E a educação física? Narrativas de professores-pesquisadores sobre as aulas remotas em Institutos Federais. Movimento, v. 27, e27070, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.117478

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane Almeida. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659

GONÇALVES, Luiza Lana; PARKER, Melissa; CARBINATTO, Michele Viviene. Comunidade de prática e o desenvolvimento profissional docente de professores de educação física em uma escola brasileira. Movimento, v. 27, e27073, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.113015

GONÇALVES, Luiza Lana et al. The facilitator’s role in supporting physical education teachers’ empowerment in a professional learning community. Sport, Education and Society, v. 27, n. 3, 272-285, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1825371

HOWLETT, Catherine; ARTHUR, James Michael; FERREIRA, Jo Anne. Good CoPs and bad CoPs: Facilitating reform in first-year assessment via a community of practice. Higher Education Research & Development, v. 35, n. 4, p. 741-754, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2015.1137881

HOWLEY, Donal. Experiences of teaching and learning in K-12 physical education during COVID-19: an international comparative case study. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 27, n. 6, p. 608-625, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2021.1922658

KIRK, David. Physical Education Futures. London: Routledge, 2010.

KUCERA, Carlos et al. Google Sites como ferramenta de ensino de Educação Física a distância em tempos de covid-19: pedagogia, estratégias, reflexões e barreiras de um professor. Movimento, v. 28, p. e28019, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122688

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University, 1991.

LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira et al. O ensino remoto de

Educação Física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência

com a tecnologia. Movimento, v. 28, p. e28022, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122440

MCDONALD, Jacquelin et al.. Identifying and building the leadership capacity of community of practice facilitators. Learning Communities Journal, v. 4, p. 63-84, 2012. Disponível em: https://altf.org/wp-content/uploads/2019/03/McDonald-et-al-CoP-Facilitator-Capacity-L-Community-Journal-v4-2012.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

MERCIER, Kevin et al. Physical education teachers’ experiences with remote instruction during the initial phase of the COVID-19 pandemic. Journal of Teaching in Physical Education, v. 40, n. 2, p. 337-342, 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.2020-0272

NETOLICKY, Deborah. School leadership during a pandemic: navigating tensions. Journal of Professional Capital and Community, v. 5, n. 3/4, p. 391-395, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/JPCC-05-2020-0017

O’BRIEN, Wesley et al. Implications for European Physical Education Teacher Education during the COVID-19 pandemic: a cross-institutional SWOT analysis. European Journal of Teacher Education, v 43, n. 4, p. 503-522, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1823963

O’SULLIVAN, Mary. Creating and sustaining communities of practice among physical education professionals. Ejournal de la Recherche sur L’intervention en Éducation Physique et Sport, n. 15, p. 21-31, 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/ejrieps.5786

OVENS, Alan Patrick; PHILPOT, Rod; BENNETT, Blake. Aprendizagem virtual: um autoestudo sobre evoluções em práticas pedagógicas. Movimento, v. 28, p. e28021, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122595

PARKER, Melissa et al. From committee to community: The development and maintenance of a community of practice. Journal of Teaching in Physical Education, v. 29, n. 4, p. 337-357, 2010. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.29.4.337

PARKER, Melissa et al. Learning communities and physical education professional development: a scoping review. European Physical Education Review, v. 28, n. 2, p. 500-518, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X211055584

PARKER, Melissa; PATTON, Kevin; TANNEHILL, Deborah. Mapping the landscape of communities of practice as professional development in Irish physical education. Irish Educational Studies, v. 31, n. 3, p. 311-327, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/03323315.2012.710067

PARRIS, Zac et al. Atividade física para saúde, covid-19 e mídias sociais: o quê, onde e por quê? Movimento, v. 28, p. e28024, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122533

PATTON, Kevin; PARKER, Melissa. Teacher education communities of practice: more than a culture of collaboration. Teaching and Teacher Education, v. 67, p. 351-360, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.06.013

PATTON, Kevin; PARKER, Melissa; PRATT, Erica. Meaningful learning in professional development: teaching without telling. Journal of Teaching in Physical Education, v. 32, n. 4, p. 441-459, 2013. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.32.4.441

RISTOW, Leonardo et al. Comunidade de prática na formação e desenvolvimento profissional na educação física: uma metassíntese. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 3, p. 117-123, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p117

SCHWEN, Thomas M.; HARA, Noriko. Community of practice: A metaphor for online design?. The Information Society, v. 19, n. 3, p. 257-270, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/01972240309462

SILVA, Antonio Jansen Fernandes et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores (as) no combate à Covid-19 (Sars-Cov-2). Cenas Educacionais, v. 4, n. 10618, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10618. Acesso em: 10 fev. 2022.

SOLVASON, Carla; KINGTON, Alison. Collaborations: providing emotional support to senior leaders. Journal of Professional Capital and Community, v. 5, n. 1, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/JPCC-05-2019-0010

TANNEHILL, Deborah; MacPHAIL, Ann. Teacher empowerment through engagement in a learning community in Ireland: Working across disadvantaged schools. Professional development in education, v. 43, n. 3, p. 334-352, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19415257.2016.1183508

VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Touchless classes and absent bodies: teaching physical education in times of Covid-19. Sport, Education and Society, v. 26, n. 8, p. 831-845, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1791814

VENÂNCIO, Luciana et al. Relações com os saberes e experiências (auto)formativas na Educação Física: perspectivas docentes ao confrontar injustiças sociais em situações adversas de ensino e aprendizagem. Movimento, v. 28, p. e28020, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122698

VILCHEZ, Jocelyn A. et al. Teachers and school health leaders’ perspectives on distance learning physical education during the COVID-9 Pandemic. Journal of School Health, v. 91, n. 7, p. 541-549, 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.13030

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. London: Cambridge University Press, 1998.

WENGER-TRAYNER, Etienne; WENGER-TRAYNER, Beverly. Communities of practice: three frameworks for managing an initiative, cultivating a community, and assessing the value (Version 5). 2018.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

FERREIRA, H. J. .; PATTON, K.; PARKER, M. Do isolamento à colaboração: desenvolvimento de uma comunidade de professores de Educação Física em tempos de pandemia. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28067, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.127470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/127470. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Em Foco #2