A GESTÃO DO TEMPO COMO COMPETÊNCIA DOCENTE NA CLASSE DE DANÇA CLÁSSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.89401Palavras-chave:
Docentes. Música. Tempo. Provas de rendimento.Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer as diferenças nas variáveis temporais que compõem a competência docente, “Tempo de compromisso motor” nas aulas de Dança Clássica, seja acompanhado por música gravada ou por professor pianista acompanhando a dança. A análise de 50 gravações com ambos os suportes musicais foi realizada em um Conservatório Superior de Dança de 89 alunos que realizaram suas aulas em uma sala de ballet. Os resultados obtidos destacam que, de acordo com o suporte musical utilizado, existem diferenças nas categorias de “Tempo de Tarefa” e “Tempo de Organização”, mostrando um maior valor no “Tempo de Tarefa” nas sessões em que a música ao vivo foi utilizada, bem como um menor tempo na “Organização”, de modo que o uso de música ao vivo poderia proporcionar sessões mais produtivas com menor perda de tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
