TRAJETÓRIAS ESPORTIVAS DE JOGADORAS DE HANDEBOL E SUAS NARRATIVAS SOBRE SER PROFISSIONAL DA MODALIDADE

Autores

  • Suélen de Souza Andres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvana Vilodre Goellner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.79795

Palavras-chave:

Mulheres. Handebol feminino. Carreira esportiva.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de profissionalização de atletas praticantes de handebol de um time do Rio Grande do Sul, considerando suas trajetórias e narrativas. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na História Oral, e sua captação de informações está centrada na realização de quinze entrevistas com atletas da equipe adulta da APAHAND/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul. A partir das análises, foi possível verificar a centralidade que o handebol adquire na vida dessas atletas, assim como a estreita relação construída entre sua trajetória esportiva e sua formação acadêmica. Por fim, percebemos que o entendimento que expressam sobre ser uma profissional da modalidade se dá mediante a relação que estabelecem com a prática do esporte e não a partir de vínculos trabalhistas que façam dessa atividade uma profissão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suélen de Souza Andres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

ANDRES, S. de S.; GOELLNER, S. V. TRAJETÓRIAS ESPORTIVAS DE JOGADORAS DE HANDEBOL E SUAS NARRATIVAS SOBRE SER PROFISSIONAL DA MODALIDADE. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 527–538, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.79795. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/79795. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais