A FOTO-ELICITAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO PARA APROFUNDAR A CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES CORPORAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO

Autores

  • Gustavo González Calvo Universidad de Valladolid Department Departamento de Didática de la Expresión Musical, Plástica y Corporal
  • David Hortigüela Alcalá FACULTAD DE EDUCACIÓN. UNIVERSIDAD DE BURGOS
  • Raúl Barba Martín Predoctoral researcher at the University of Valladolid /// Co-editor of Qualitative Research in Education journal
  • Daniel Bores García Profesor Asociado en @urjc. Profe de EF en Secundaria. King Juan Carlos University Móstoles, Spain Department Physiotherapy, Occupational Therapy, Rehabilitation and Physical Medicine

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82385

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Análise Qualitativa. Composição Corporal.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi conhecer a influência que a mídia tem sobre a construção das subjetividades corporais dos futuros professores de Educação Física (EF). Participaram oito futuros professores (cinco homens e três mulheres). A foto-elicitação foi utilizada como técnica de análise e as entrevistas foram usadas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados refletiram como a maneira de conceber o assunto da EF é claramente condicionada pelo protótipo do corpo do professor. É o músculo nos homens e o delgado e definido nas mulheres o mais valorizado, algo que está associado ao modelo ideal exaltado na mídia. Eles reconhecem que o corpo é sua ferramenta de trabalho e sua maneira de se apresentar a outros. Enfatizamos a importância de analisar o corpo a partir de uma abordagem pedagógica ligada à criação da identidade profissional dos futuros professores.

 

 

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Biografia do Autor

David Hortigüela Alcalá, FACULTAD DE EDUCACIÓN. UNIVERSIDAD DE BURGOS

PROFESOR AYUDANTE. DEPARTAMENTO DE DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS

Publicado

2019-01-06

Como Citar

CALVO, G. G.; ALCALÁ, D. H.; MARTÍN, R. B.; GARCÍA, D. B. A FOTO-ELICITAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO PARA APROFUNDAR A CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES CORPORAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1249–1264, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.82385. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82385. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais