OS BRASILEIROS E A COPA NO BRASIL: O ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMPETIÇÃO SOB AS LENTES DE O GLOBO

Autores

  • Najla Emiline Chequer Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).Universidade Federal do Espírito Santo.Vitória, ES. Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (CESPCEO).
  • Mariana Zuaneti Martins Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.
  • Otávio Guimarães Tavares da Silva Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. Centro de Estudos Olímpicos (ARETE).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.76728

Palavras-chave:

Construção social da identidade. Futebol. Meios de comunicação. Características culturais.

Resumo

O artigo descreveu e analisou as narrativas identitárias sobre o Brasil veiculadas pelo jornal O Globo antes, durantes e depois da realização da Copa do Mundo no país. A apreciação se deu por meio de uma análise interpretativa, com foco nas narrativas não esportivas. As notícias foram analisadas à luz dos polos da tradição e da modernidade, dualidade que marcou os discursos identitários brasileiros no século XX. Como resultados, as narrativas oscilaram ao longo do evento, de ênfase em nossa modernidade inacabada a outro extremo circunscrito às belezas das nossas características naturais. Os discursos foram ambivalentes e singulares, ao mesmo tempo em que reafirmaram alguns aspectos simbólicos do povo brasileiro. Como balanço, O Globo reatualizou imagens de um Brasil freyreano, cuja confluência entre a miscigenação racial, a cultura e o ambiente geográfico constituía uma modernidade brasileira particular.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Najla Emiline Chequer, Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).Universidade Federal do Espírito Santo.Vitória, ES. Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (CESPCEO).

Mestre em Educação Física. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).Universidade Federal do Espírito Santo.Vitória, ES. Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (CESPCEO). E-mail: najlaechequer@gmail.com.

Mariana Zuaneti Martins, Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.

Doutora em Educação Física. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. E-mail: marianazuaneti@gmail.com

Otávio Guimarães Tavares da Silva, Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. Centro de Estudos Olímpicos (ARETE).

Doutor em Educação Física. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. Centro de Estudos Olímpicos (ARETE). E-mail: tavaresotavio@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

CHEQUER, N. E.; MARTINS, M. Z.; SILVA, O. G. T. da. OS BRASILEIROS E A COPA NO BRASIL: O ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMPETIÇÃO SOB AS LENTES DE O GLOBO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1125–1138, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.76728. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/76728. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais