O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE ALGUNS FATORES CONDICIONANTES E SUAS RESTRIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino UNESP Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66771

Palavras-chave:

Educação Física e treinamento. Currículo. Docentes. Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

O estudo analisa alguns elementos condicionantes e restrições ao trabalho docente relacionados ao desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Física, a partir das compreensões de cinco professores participantes de um processo de formação continuada. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a realização de 16 grupos focais, gravados, transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as dificuldades relacionadas ao plano de carreira e condições de infraestrutura incidem diretamente na prática profissional. Além disso, a elaboração de currículos institucionais tem gerado novos dilemas aos professores, sobretudo relacionados ao protagonismo frente aos processos decisórios durante as ações profissionais. Conclui-se que é necessário repensar o trabalho docente tendo em vista a profissionalização do ensino. Para isso, deve-se olhar para a formação de professores de dentro para fora, valorizando o estatuto profissional da docência e a relação proveniente dessa interação com o trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, UNESP Rio Claro

Professor de Educação Física. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro e doutorando em Ciências da Motricidade por essa mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE ALGUNS FATORES CONDICIONANTES E SUAS RESTRIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1257–1270, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66771. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.