Um dilema acerca da internacionalização do Kendo como Budo
Zan-Shin japonés y Jon-Shim coreano
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.143566Palavras-chave:
Esporte, Artes Marciais, Kendo, BudoResumo
Enquanto os praticantes de kendo fora do Japão, especialmente na Coreia do Sul, têm defendido sua inclusão como esporte olímpico, as organizações japonesas de kendo têm resistido. Argumentamos que, se o kendo adotasse a forma de um esporte internacional de tipo olímpico, seu valor como forma de arte cultural seria reduzido. O kendo, em suas regras e estruturas formais, encarna a cultura e as ideias tradicionais japonesas. Podemos ver isso ao considerar o significado do termo japonês “zan-shin”, que desempenha um papel significativo na arbitragem do kendo, e sua tradução coreana como “jon-shim”. Embora “jon-shim” capture alguns dos aspectos práticos e mais observáveis de “zan-shin”, ele não tem a mesma história e significado cultural. Isso resulta em atitudes diferentes em relação à atividade e comportamentos distintos na competição. Concluímos que, embora a competição internacional seja benéfica para o kendo, o conceito japonês de “zan-shin” deve ser mantido tanto na competição quanto no treinamento.
Downloads
Referências
ALL JAPAN KENDO FEDERATION. Kendo teaching guidelines. 2008. Kigamae, p. 158; Migamae, p. 166.
BENESCH, Oleg. Olympic samurai: Japanese martial arts between sports and self-cultivation. Sport in History, v. 40, n. 3, p. 328-355, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17460263.2020.1739739
BENNETT, Alexander. The Black Ships of Kendo – South Korea: The International Popularization of Kendo and the Olympic In: YAMADA, Shoji; BENNETT Alexander. Martial Arts in Japanese Education: Training for Herat-Mind, Skill, and Body in the 21st Century. Tokyo: Meiji Tosho, 2007. p. 336-359.
HOSHIKAWA, Tamotsu. Why is importance placed on form in the martial arts? – centered in Kendo. Journal of Health, Physical Education and Recreation, v. 35, n. 11, p. 831-835, 1985.
HOSHIKAWA, Tamotsu; ODA, Yoshiko; EDO, Koichi. What is Japanese culture and traditional behavior as a learning content in martial arts? - Kendo’s Yuko-datotsu and zanshin. Journal of Health, Physical Education and Recreation, v. 64, n. 2, p.124-129, 2014.
II NAOSUKE; edited and revised text by II, Masahiro; KURASAWA, Yukihiro. Ichigo-ichie: A once in a lifetime encounter. Kyoto: Ittoen-Tokeisya, 1988. p. 115-116.
II NAOSUKE, recension and annotation by Toda. Chanoyu-ichie-shu: Kan-ya-sawa (Quiet Night Tea Celemony). Iwanami-bunko, p.132-133, 2012.
ILUNDÁIN-AGURRUZA, Jesús. Reflections on a Katana: the Japanese pursuit of performative mastery. Sport, Ethics and Philosophy, v. 8, n. 4, p. 455-50, 2014a. DOI: https://doi.org/10.1080/17511321.2015.1026632
ILUNDÁIN-AGURRUZA, Jesús. Riding the Wind: consummate performance, phenomenology, and skillful fluency. Sport, Ethics and Philosophy, v. 8, n. 4, p. 374-419, 2014b. DOI: https://doi.org/10.1080/17511321.2015.1026630
INTERNATIONAL KENDO FEDERATION. The Regulations of Kendo Shiai and Shinpan. The Subsidiary Rules of Kendo Shiai and Shinpan and the Guidelines for Kendo Shiai and Shinpan, 2017. Yuko-datotsu, p. 5; Torikeshi of yuko-datotasu. p. 14.
KREIN, Kevin. Philosophy and nature sports. New York: Routledge, 2019.
KREIN, Kevin. Sport, nature and worldmaking. Sport, Ethics and Philosophy, v. 2, n. 3, p. 285-301, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/17511320802475713
LEE, Jong-rim. Orthodox kendo textbook – Jong-hyeong. Lineage of School Heads, Samhomedia, 2010. p. 157.
MARTINKOVA, Irena; PARRY, Jim. Martial categories: clarification and classification. Journal of the Philosophy of Sport, v. 43, n. 1, p. 143-162, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00948705.2015.1038829
MARTINKOVA, Irena. Inclusion as the value of eligibility rules in sport. Journal of the Philosophy of Sport, v. 50, n. 3, p. 345-364, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00948705.2023.2268700
MIYAMOTO, Musashi. recension and annotation by WATANABE, Ichiro. Five Rings: Gorin-no-sho. Tokyo: Iwanami-Bunko, 1985/1999. p. 152.
MURATA, Naoki. Internationalization of Judo. Nihon-Budokan, 2011.
NAGAKI, Kosuke. Succession and transformation of Kano’s judo philosophy. Kazama-Shobo, 2008.
NAKAMURA Tamio. Why Martial Arts Now?: comments on culture and tradition, Nippon Budokan, 2007. p. 270-271.
NISHIHIRA, Tadashi. Keiko no shiso (Thoughts of practice). Shunjyu-sha, 2019. p.18-28.
NISHIMURA, Hideki. Aesthetic of restraint in sports. Sekaishisosha, 2009. p. 86-89.
ODA, Yoshiko; KONDO, Yoshitaka. The concept of Yuko-datotsu in Kendo: interpreted from the Aesthetics of Zanshin. Sport, Ethics and Philosophy, v. 8 n. 1, p. 3-15, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/17511321.2013.873072
ODA, Yoshiko; KONDO, Yoshitaka. Challenges for the international development of Japanese Kendo: focusing on the conflict with Korean Kumdo, Journal of Japan Society for the Philosophy of Sport and Physical Education, v. 43, n. 2, p. 125-140, 2012.
ODA, Yoshiko. Nikkan KENDO – KENDO to KUMDO no soukoku; Japanese KENDO and Korean KUMDO: conflict and future. Tokyo: Seikyusya, 2017.
PARK, Dong-chull. Aesthetics of Kendo Motion. The researcher report. The Annual Report of Budo and Sports Research Institute of International Budo University, v. 6, p. 207-211, 2001.
REID, Heather L. Sport, Philosophy, and the Quest for Knowledge. Journal of the Philosophy of Sport, v. 36, n. 1, p. 40-49, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/00948705.2009.9714744
SHIOIRI, Hiroyuki. Considering the internationalization of kendo. edited by All Japan Educational University Kendo Federation. Seminar Kendo, 1992. p. 249-257.
SHOGAKUKAN; KUMSUNG Publishing Eds. Korean-Japanese Dictionary, 1993/2012. p.1574.
SHOGAKUKAN. Unabridged dictionary of the Japanese language, 1972/2001. p. 334.
TOMOZOE Hidenori. Martial Arts as a thought experiment: comparative culture of Martial Arts and Sports. Comments on Modern Sport, n. 21, p.15-16, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
