Praticando “ciências moles” no campo da saúde

Autores

  • Denise Gastaldo University of Toronto. Toronto, Ontario, Canada
  • Joan Eakin University of Toronto. Toronto, Ontario, Canada. https://orcid.org/0000-0002-1104-3626

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.142677

Palavras-chave:

Domínios da ciência, Ciências da saúde, Pesquisa qualitativa, Ensino, Ciência mole, Ciência dura

Resumo

Enquanto muitos rejeitam o rótulo de “ciência mole”, frequentemente usado de forma pejorativa para caracterizar a pesquisa qualitativa nas ciências da saúde, propomos que devemos adotar e redefinir esse rótulo, afirmando sua potência metodológica para entender a saúde e o sistema de saúde e ainda como uma expansão do campo científico. Neste artigo, refletimos sobre as estratégias que desenvolvemos ao longo dos últimos 25 anos, enquanto trabalhávamos juntas como professoras de pesquisa qualitativa em nível de pós-graduação nas ciências da saúde. O principal resultado de nossa colaboração foi o estabelecimento e desenvolvimento do Centre for Critical Qualitative Health Research da University of Toronto. Como ex-diretoras, refletimos sobre como praticar e ensinar em um mundo com limitado letramento em pesquisa qualitativa; como criar um espaço institucional para a pesquisa qualitativa crítica nas ciências da saúde; como entender a pesquisa qualitativa crítica como uma forma potente de “ciência mole”; e como nos posicionamos em uma localização científica marginal, nas bordas do sistema acadêmico, enquanto celebramos nossas metodologias e métodos “moles” e potentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Gastaldo, University of Toronto. Toronto, Ontario, Canada

PhD, associate professor, Bloomberg Faculty of Nursing, education coordinator, Centre for Critical Qualitative Health Research, Dalla Lana School of Public Health, University of Toronto

Joan Eakin, University of Toronto. Toronto, Ontario, Canada.

PhD, professor emerita, Centre for Critical Qualitative Health Research, Dalla Lana School of Public Health, University of Toronto

Referências

AYRES, José Ricardo de C. M. Ciência, razão prática e os fundamentos da pesquisa qualitativa em saúde (prefácio). In : BOSI, Maria Lucia M.; GASTALDO, Denise. Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2021. Páginas 11-21

BERG, Maggie; SEEBER, Barbara. The slow professor: challenging the culture of speed in the academy. Toronto: University of Toronto Press, 2017.

BOSI, Maria Lúcia M. Formar pesquisadores qualitativos em saúde sob regime produtivista: compartilhando inquietações. In: CHAPELA, Maria Consuelo (ed.). Formación en investigación cualitativa crítica en el campo de la salud: abriendo caminos en Latinoamérica. Xochimilco, México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2018. p. 161-179. Serie Académicos 135.

CAMARGO Jr, Kenneth Rochel. Pesquisa qualitativa em saúde: ciência e objetividade. In : BOSI, Maria Lucia M.; GASTALDO, Denise. Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2021. Páginas 37-47

CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo et al. Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes. Physis, v. 30, n. 4, e300412, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300412

CQ - CENTRE FOR CRITICAL QUALITATIVE HEALTH RESEARCH. Our History. May 13, 2024. Available at: https://ccqhr.utoronto.ca/about-cq/. Accessed on: Sept. 9, 2024

CQ - CENTRE FOR CRITICAL QUALITATIVE HEALTH RESEARCH. What is ‘Critical’? Sept. 28, 2021. Available at: https://ccqhr.utoronto.ca/about-cq/what-is-critical/. Accessed on: Sept. 9, 2024

EAKIN, Joan. M. Educating critical qualitative health researchers in the land of the randomized controlled trial. Qualitative Inquiry, v. 22, n. 2, p. 107-118, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800415617207

EAKIN, Joan M. Formando pesquisadores qualitativos críticos em saúde na terra dos ensaios clínicos randomizados. In : BOSI, Maria Lucia M.; GASTALDO, Denise. Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2021. Páginas 282-313

EAKIN, Joan M.; GASTALDO, Denise. CQ as Critical Microbiome CQ@10 Symposium, Toronto, Ontario, Canada, Nov. 20, 2020. Available at: https://drive.google.com/file/d/1kQzpuI73ZedIocZTT23GJyTHtMEsfgwn/view. Accessed on: Sept. 9, 2024. [conference transcription]..

EAKIN, Joan; GLADSTONE, Brenda. Na caixa-preta da análise qualitativa: dar sentido aos dados com uma abordagem que “agrega valor”. In : BOSI, Maria Lucia M.; GASTALDO, Denise. Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2021. Páginas 202-236

EAKIN, Joan M.; GLADSTONE, Brenda. “Value-adding” analysis: doing more with qualitative data. International Journal of Qualitative Methods, v. 19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1609406920949333

EAKIN, Joan M.; MYKHALOVSKIY, Eric. Conference Report: Teaching against the grain: the challenges of teaching qualitative research in the Health Sciences. A national workshop on teaching qualitative research in the Health Sciences. Forum Qualitative Sozialforschung/ Forum: Qualitative Social Research, v. 6, n. 2, 2005. DOI: https://doi.org/10.17169/fqs-6.2.494

FACEY, Marcia; GLADSTONE, Brenda; GASTALDO, Denise. Qualitative health research: an introduction. In: CENTRE FOR CRITICAL QUALITATIVE HEALTH RESEARCH. Learning and teaching qualitative health research in Ontario: a resource guide. Toronto, Canada: E-CampusOntario, 2018. Available at: http://qualitativeresearchontario.openetext.utoronto.ca/part/127-2. Accessed on: Sept. 9, 2024.

FARIAS, Lisette et al. Reclaiming the potential of transformative scholarship to enable social justice. International Journal of Qualitative Methods, v. 16, n. 1, p.1-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1609406917714161

GASTALDO, Denise. Congruência epistemológica como critério fundamental de rigor na pesquisa qualitativa em saúde. In: BOSI, Maria Lucia M.; GASTALDO, Denise. Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2021. Páginas 77-105

GASTALDO, Denise. Ensinando pesquisa qualitativa em saúde no Canadá: alguns avanços e novos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 591–593, 2012. Available at: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/ensinando-pesquisa-qualitativa-em-saude-no-canada-alguns-avancos-e-novos-desafios/9249. Accessed on: Sept. 9, 2024.

GASTALDO, Denise. Research Paradigms. NUR1024 Foundations of Qualitative Inquiry. 2011. Available at: https://ccqhr.utoronto.ca/wp-content/uploads/2018/09/Research-Paradigms_2011_DG.pdf. Accessed on: Sept. 9, 2024.

GASTALDO, Denise; BOSI, María Lucía. ¿Qué significa tener impacto? Los efectos de las políticas de productividad científica en el área de la salud. Enfermería Clínica, v. 20, n. 3, p. 145–146, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enfcli.2010.03.008

GASTALDO, Denise; CARRASCO, Christine; MAGALHÃES, Lilian. Entangled in a web of exploitation and solidarity: Latin American undocumented workers in the Greater Toronto Area. Toronto: CSSP/CAIS, 2012. E-book. Available at: http://www.migrationhealth.ca/undocumented-workers-ontario/summary-findings. Accessed on Sept. 9, 2024.

LAUGKSCH, Rudiger C. Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1<71::AID-SCE6>3.0.CO;2-C

MARTÍNEZ, C. Hacia la construcción de lugares más propicios para la formación de investigadores cualitativos críticos. In: CHAPELA , Maria Consuelo (ed.). Formación en investigación cualitativa crítica en el campo de la salud: abriendo caminos en Latinoamérica. Xochimilco, México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2018. Serie Académicos 135. Paginas 21-50

MOHAMMED, Shan et al. The medicalisation of the dying self: the search for life extension in advanced cancer. Nursing Inquiry, v. 27, n. 1, p. e12316, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/nin.12316

NAPIER, A. David et al. Culture and health. The Lancet, v. 384, n. 9954, p. 1607-1639, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(14)61603-2

SHAW, James et al. Advancing the impact of critical qualitative research on policy, practice, and science. International Journal of Qualitative Methods, v. 21, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/16094069221076929

VANDERKAAY, Sandra et al. Qualitative research in rehabilitation science: opportunities, challenges, and future directions. Disability and Rehabilitation, v. 40, n. 6, p. 705–713, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/09638288.2016.1261414

WEBSTER, Fiona et al. Doing science differently: a framework for assessing the careers of qualitative scholars in the Health Sciences. International Journal of Qualitative Methods, v. 18, p. 1-7, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1609406919838676

Publicado

2024-11-13

Como Citar

GASTALDO, D.; EAKIN, J. Praticando “ciências moles” no campo da saúde. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30061, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.142677. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/142677. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Temas Polêmicos