PROGRAMA “ESPORTE E LAZER DA CIDADE”: ONDE O POLÍTICO/BUROCRÁTICO E O CIENTÍFICO/ACADÊMICO SE ENCONTRAM?

Autores

  • Fernando Augusto Starepravo Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Maringá, PR. Brasil.
  • Juliano de Souza Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Maringá, PR. Brasil.
  • Andressa Peloi Bernabé Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Maringá, PR. Brasil.
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Departamento de Educação Física. Curitiba, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.63125

Palavras-chave:

Esportes. Atividades de lazer. Política Pública.

Resumo

O objetivo do trabalho é identificar se o subcampo político/burocrático de esporte e lazer (representado aqui pelo PELC) tem se apropriado da produção do subcampo científico/acadêmico que discute as políticas públicas de esporte e lazer (pensado a partir da Rede Cedes), e quais as principais estratégias dos agentes para efetivar tal apropriação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto aos agentes que de alguma forma transitaram na intersecção dos subcampos científico/acadêmico e político/burocrático, além de questionários, por meio de correio eletrônico, aos 68 coordenadores de núcleos que compunham a Rede Cedes. Conclui-se que a produção da Rede Cedes não tem subsidiado as ações do PELC Projeto Social e que os gestores têm buscado algumas estratégias para buscar a aproximação entre o subcampo político/burocrático e o subcampo científico/acadêmico.

 

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, J. de; BERNABÉ, A. P.; MARCHI JÚNIOR, W. PROGRAMA “ESPORTE E LAZER DA CIDADE”: ONDE O POLÍTICO/BUROCRÁTICO E O CIENTÍFICO/ACADÊMICO SE ENCONTRAM?. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 23–34, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.63125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/63125. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

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