A MÍDIA IMPRESSA E O POLO AQUÁTICO BRASILEIRO: O MITO DE ALADAR SZABO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.56569Palavras-chave:
Esportes. História. Mito da masculinidade.Resumo
Este artigo objetiva analisar a visão da mídia impressa sobre um jogador de polo aquático brasileiro, o húngaro naturalizado Aladar Szabo, e também sobre o polo aquático nos anos 1960. Buscamos identificar como os relatos midiáticos contribuíram para a consolidação da imagem do jogador-mito, como eram relatados os acontecimentos sobre o esporte e ainda de que forma a mídia impressa participou da construção de sua imagem e sua relação com o mito da masculinidade. Metodologicamente, combinamos pesquisa documental e bibliográfica. Verificou-se construção de uma imagem violenta do esporte, aproximando as atitudes e fatos do jogador com o mito da masculinidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
