Resiliência: Uma Possibilidade de Adesão e Permanência na Prática do Futebol Feminino
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2893Palavras-chave:
Resiliência. Gênero. Futebol.Resumo
O presente trabalho investiga a possível existência de comportamento resiliente pelas meninas que praticam o futebol, tomando como amostra um grupo de meninas da classe pobre, praticantes da modalidade em Viçosa-MG. Diante das dificuldades encontradas para a adesão e permanência no futebol, comuns à classe social e ao gênero do grupo escolhido, acreditamos que a resiliência as mantém na prática, como recurso para a conquista de áreas de reserva masculina e participação no amplo movimento de emancipação social da mulher. A metodologia constou de observação partici pante, utilizando- se de anotações, fotografias e filmagens, que pudessem evidenciar o possível comportamento resiliente das meninas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
