A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS PERIÓDICOS DA ÁREA NO BRASIL (1980-2010): PARTE I

Autores

  • Valter Bracht UFES
  • Bruno de Almeida Faria UFES
  • Cláudia Emília Aguiar Moraes ESFA
  • Felipe Quintão de Almeida UFES
  • Filipe Ferreira Ghidetti UFES
  • Ivan Marcelo Gomes UFES
  • Maria Celeste Rocha UFES
  • Thiago da Silva Machado UFES
  • Ueberson Ribeiro Almeida UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.19280

Palavras-chave:

Educação Física. Epistemologia. Publicações Periódicas como Assunto

Resumo

Realiza um mapeamento e uma avaliação, de caráter mais quantitativo-descritivo, da produção do conhecimento sobre o tema da Educação Física Escolar nas últimas três décadas. Utiliza nove periódicos da área como fonte dessa investigação. Constrói algumas (sub)categorias para a análise da produção, o que permite identificar quais temáticas predominam ao longo dos anos e como elas se distribuem nas diferentes revistas estudadas. Conclui com reflexões sobre o levantamento realizado, lançando algumas hipóteses iniciais para entender a configuração encontrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Bracht, UFES

Doutor pela Universidade de Oldenburg (Alemanha).Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES. Rua Edson Queiroz do Vale,18Cond. Mar Azul - Bairro Manguinhos29173-079 Serra/ES

Bruno de Almeida Faria, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES)

Cláudia Emília Aguiar Moraes, ESFA

Faculdade Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA).

Felipe Quintão de Almeida, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Filipe Ferreira Ghidetti, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Ivan Marcelo Gomes, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Maria Celeste Rocha, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES)

Thiago da Silva Machado, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Ueberson Ribeiro Almeida, UFES

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil. Integrantes do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Downloads

Publicado

2011-08-25

Como Citar

BRACHT, Valter; FARIA, Bruno de Almeida; MORAES, Cláudia Emília Aguiar; ALMEIDA, Felipe Quintão de; GHIDETTI, Filipe Ferreira; GOMES, Ivan Marcelo; ROCHA, Maria Celeste; MACHADO, Thiago da Silva; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro. A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS PERIÓDICOS DA ÁREA NO BRASIL (1980-2010): PARTE I. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 11–34, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.19280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19280. Acesso em: 14 ago. 2025.

Edição

Seção

Em foco #1

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.