“Eu sou atleta!”

Mundo vivido na ginástica rítmica adaptada

Autores

  • Enoly Cristine Frazão da Silva Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
  • Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM, Brasil
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.139576

Palavras-chave:

Ginástica, Síndrome de Down, Filosofia, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Contrariamente aos preceitos capacitistas sobre o corpo da pessoa com deficiência, revelamos a percepção da experiência vivida por uma atleta com Síndrome de Down na ginástica rítmica adaptada pertencente ao quadro do alto rendimento e participante de eventos nacionais e internacionais. Alicerçada na pesquisa qualitativa com análise fenomenológica, a construção dos dados foi realizada pelo cruzamento de informações advindas de um questionário informativo, duas entrevistas e uma observação não participante. Nossas análises revelaram um efetivo reconhecimento do ‘ser-atleta’, evidenciado nos dualismos e paradoxos esportivos, como vitória e derrota, e na (com)vivência — familiares, treinadora, juízes e o público. Ao dar foco para a experiência vivida a uma pessoa com deficiência no esporte, vislumbrou-se subsidiar a emancipação e empoderamento desse público na área, transcendendo prerrogativas cartesianas de corpo, revelando um mundo esportivo vivido para e por todos.

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Biografia do Autor

Enoly Cristine Frazão da Silva, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil

Departamento de Esporte

Escola de Educação Física e Esporte 

Lionela da Silva Corrêa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM, Brasil

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

FRAZÃO DA SILVA, E. C.; DA SILVA CORRÊA, L.; CARBINATTO, M. V. “Eu sou atleta!”: Mundo vivido na ginástica rítmica adaptada. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30043, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.139576. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/139576. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais