“Eu sou atleta!”
Mundo vivido na ginástica rítmica adaptada
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.139576Palavras-chave:
Ginástica, Síndrome de Down, Filosofia, Pesquisa QualitativaResumo
Contrariamente aos preceitos capacitistas sobre o corpo da pessoa com deficiência, revelamos a percepção da experiência vivida por uma atleta com Síndrome de Down na ginástica rítmica adaptada pertencente ao quadro do alto rendimento e participante de eventos nacionais e internacionais. Alicerçada na pesquisa qualitativa com análise fenomenológica, a construção dos dados foi realizada pelo cruzamento de informações advindas de um questionário informativo, duas entrevistas e uma observação não participante. Nossas análises revelaram um efetivo reconhecimento do ‘ser-atleta’, evidenciado nos dualismos e paradoxos esportivos, como vitória e derrota, e na (com)vivência — familiares, treinadora, juízes e o público. Ao dar foco para a experiência vivida a uma pessoa com deficiência no esporte, vislumbrou-se subsidiar a emancipação e empoderamento desse público na área, transcendendo prerrogativas cartesianas de corpo, revelando um mundo esportivo vivido para e por todos.
Downloads
Referências
ALVES, Flávio Soares; OTA, Juliana. (In)tensões em fluxo no corpo vivo. Pensar a Prática, v. 26, 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v26.71751
BENFICA, Dallila Tâmara. Esporte paralímpico: analisando suas contribuições nas (re)significações do atleta com deficiência. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos socioculturais do movimento humano; Aspectos biodinâmicos do movimento humano) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012. Disponível em: https://www2.ufjf.br/pgedufisica/wp-content/uploads/sites/114/2021/03/DALLILA-T%C3%82MARA-BENFICA.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.
BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Porto: Campo das Letras, 2004.
BENTO, Jorge Olímpio. Do Homo Sportivus: relações entre natureza, cultura e técnica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 4, p. 315-330, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16676. Acesso em: 12 jul. 2023.
BERNS, Cristiane; FONTANA, Vanessa Furtado. O Corpo e a imagem: uma abordagem fenomenológica. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. v. 2. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_port_pdp_serli_rech_moleta.pdf . Acesso em: 12 jul. 2023.
BOAVENTURA, Patrícia Luiza; VAZ, Alexandre Fernandez. Corpos femininos em debate: ser mulher na ginástica rítmica. Movimento, v. 26, e26005, p. 1 -15, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90272
BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Posfácio: Mais que palavras, precisamos agir em busca de uma ginástica para todos. In: SALERNO, Mariana Brasiliano; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai, 2022. p. 311-314.
BRASIL. Lei nº 14.439, de 24 de agosto de 2022. [Lei de Incentivo ao Esporte]. Diário Oficial da União, Seção 1, n. 162, p. 5, 25 ago. 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.439-de-24-de-agosto-de-2022-425047217. Acesso em: 28 ago. 2024
BRASIL, Senado Federal. Lei n. 14.597, de 14 de junho de 2023. Institui a Lei Geral do Esporte. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14597.htm. Acesso em: 30 jul. 2023.
CARBINATTO, Michele Viviene. Por uma prática corporal que reconheça a corporeidade do vivente. In: SALERNO, Mariana Brasiliano; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai, 2022. p. 13-32.
CARBINATTO, Michele Viviene; HENRIQUE, Nayana Ribeiro; PATRICIO, Tamiris Lima. Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica. Educação e Pesquisa, v. 49, p. 1-16, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247388.
CARVALHO, Jorge Vilella. Dimensões do desporto de alta competição para atletas com deficiência. In: RODRIGUES, David. Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 199-213.
FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE.Gymnastics for all Manual. 2023. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual,%20Edition%202023.pdf. Acesso em: 7 abr. 2024.
FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. O novo conceito constitucional de pessoa com deficiência: um ato de coragem. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, n. 10, p. 45-54, 2012. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/78834. Acesso em: 10 jun. 2024.
FRANCO, Roseane Barroso; OLIVEIRA NETO, Artur Maciel de Oliveira. A historical overview of the process of inclusion of people with disabilities in the labor market. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1871.
FRASCARELI, Lígia Silveira. Interfaces entre psicologia e esporte: sobre o sentido de ser atleta. 2008. 198f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) — Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
GAVÉRIO, Marco Antonio. Nada sobre nós, sem nossos corpos! O local do corpo deficiente nos disability studies. Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, v. 14, n. 1, p. 95–117, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1158. Acesso em: 4 dez. 2023.
GÓIS JÚNIOR, Edival; SOARES, Carmen Lúcia; TERRA, Vinicius Demarchi Silva. Corpo-máquina: diálogos entre discursos científicos e a ginástica. Movimento, v. 21, n. 4, p. 973-984, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.52754
HARPER, Douglas. Talking about pictures: a case for photo elicitation. Visual Studies, v. 17, n. 1, p. 13-26, 2002. DOI: https://doi.org/10.1080/14725860220137345.
HOWE, David; JONES, Carwyn. “Classification of disabled athletes: (dis)empowering the paralympic practice community”. Sociology of Sport Journal, v. 23, n.1, p. 29-46, 2006. DOI: https://doi.org/10.1123/ssj.23.1.29
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
LEITE, Elisete de Andrade et al. Ginástica rítmica: experiência baseada nos esportes unificados da Special Olympics. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1–18, 2020. DOI: http://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e64990
LEITE, Elisete de Andrade; CARVALHO, Camila Lopes de; SALERNO, Marina Brasiliano. Ginástica Rítmica Adaptada para pessoas com deficiência intelectual: orientações para iniciação da prática. In: SALERNO, Mariana Brasiliano; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai, 2022. p. 127-146.
LOURENÇO, Márcia Regina Aversani; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. O conjunto na ginástica rítmica. In: SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica de alto rendimento. Várzea Paulista: Fontoura, 2014. p. 43-64.
MELO, Mércia Lima. Nado artístico: a sincronia do corpo para a Educação Física. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) — Departamento de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
NEIVA-SILVA, Lucas; KOLLER, Silvia Helena. O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 237-250, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200005
NIGOSKY, Marina Ferraz de Toledo et al. Ser-esportista: experiência vivida no nado artístico por uma atleta com síndrome de Down. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93933
NÓBREGA, Tereza Petrúcia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, v. 13, n. 2, p. 141-148, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200006
NÓBREGA, Tereza Petrúcia. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
OLIVEIRA, Ana Cristina Barbosa de; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. Revista Cientifica da FASETE, v. 13, n. 21, p. 36-50. 2019. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2019/21/metodos_%20e_tecnicas_de_pesquisa_em_educacao.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.
OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, p. e26017, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95122
OLIVEIRA, Lucas Machado de et al. Panorama das ginásticas de competição na pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil. Movimento, v. 30, p. e 30011, 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.139298
PATRÍCIO, Tamiris Lima et al. Relação pais-técnicos-atletas: estado da arte em periódicos nacionais em Educação Física e esporte. Arquivos de Ciências do Esporte, v. 11, p. 1 – 11. 2023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/6970. Acesso em: 28 ago. 2024.
PATRÍCIO, Tamiris; CARBINATTO, Michele Viviene. Lived experiences of participants in the World Gymnaestrada: recognizing “for all”. Science of Gymnastics Journal, v. 15, n. 1, p. 109-119, 2023. DOI: https://doi.org/10.52165/sgj.15.1.109-119
PATRÍCIO, Tamiris; CARBINATTO, Michele Vivienne. Merleau-Ponty e ginástica para todos: repensando paradigmas na educação física/esportes. Conexões, v.19, e021025, p. 1-20, 2021. DOI https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661275.
PATRÍCIO, Tamiris; CORRÊA, Lionela da Silva; CARBINATTO, Michele Viviene. Atitude fenomenológica e estudos sobre Ginástica para Todos: do imergir ao suspender. Praxia, v. 6, p. e2024008, 2024. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14627. Acesso em: 28 ago. 2024.
PEERS, Danielle. “(Dis)empowering paralympic histories: absent athletes and disabling discourses.” Disability & Society. v. 24, e. 5, p. 653–65. 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/09687590903011113
PEREIRA, Hosana Claúdia Matias da Costa; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Ginástica rítmica, um entrelaçamento entre corpo e técnica. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 265-281, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p265
PEREIRA, Jaquelline Andrade; SARAIVA, Joseana Maria. Trajetória histórico social da população deficiente: da exclusão a inclusão social. Ser Social, v. 19, n. 40, p. 168-185, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i40.14677
PORTO, Eliane. Corporeidade do cego: novos olhares. Piracicaba: Editora UNIMEP/ Memmon, 2005.
REIS-FURTADO, Lorena Nabanete dos et al. Esporte e mídia social: análise do Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica. Journal of Physical Education, v. 32, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3213
RIBEIRO, Jean Carlos. Corporeidade no esporte: a interação como ato educativo. In: MOREIRA, Wagner Wey et al. Ciências do esporte, educação, desempenho e saúde. Uberaba: UFMT, 2012. p. 25-38.
SALERNO, Mariana Brasiliano; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Editora Bagai, 2022.
SALERNO, Marina Brasiliano; MIYASHIRO, Nayane Vieira de Lima. Ginástica e reflexões para a superação do capacitismo: aspectos históricos e culturais das diferenças. In: SALERNO, Marina Brasiliano; CARBINATTO, Michele Vivienne. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai, 2022. p. 33-48.
SANTOS, Clara Miranda; RAIMUNDO, Carlos Felipe Evangelista. O método qualitativo e a abordagem fenomenológica: características e afinidades. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, out-dez. 2017. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/metodo-qualitativo.html. Acesso em: 4 ago. 2023.
SARÔA, Giovanna; SALLES, Cecília Almeida. Ginástica rítmica nas Olimpíadas Especiais Brasil. In: SALERNO, Mariana Brasiliano; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai. 2022 p. 223 - 244.
SCHANTZ, Otto. Os Jogos Paralímpicos contribuem para o empoderamento das pessoas com deficiência? In: REPPOLD FILHO, Alberto Reinaldo; MONTEIRO, Alberto de Oliveira; GARCIA, Rui Proença (org.). Filosofia do Esporte: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2021. p. 18- 33.
SERON, Bruna Barbosa; GREGUOL, Márcia. Esporte Paralímpico na educação física: um facilitador no processo de inclusão. In: SERON, Bruna Barboza; BRANDOLIN, Fabio. Experiências no Esporte Paralímpico: um passo a favor da inclusão. São Paulo: Instituto Benjamin Constant, 2020. p. 36-55.
SERON, Bruna Barboza et al. O esporte para pessoas com deficiência e a luta anticapacitista – dos estereótipos sobre a deficiência à valorização da diversidade. Movimento, v. 27, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.113969
SHIELDS, David Light; BREDEMEIER, Brenda Light. True Competition: a guide to pursuing excellence in sport and society. Champaign: Human Kinetics, 2009.
SILVA, Enoly Cristine et al. Aspectos bibliométricos das publicações científicas brasileiras sobre competição esportiva. Corpoconsciência, v. 27, e15176, p. 1-12, 2023a. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.27.e15176
SILVA, Enoly Cristine et al. Narrativas sobre competição esportiva: reflexões e perspectivas. Pensar a Prática, v. 26, 2023b. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75674
SILVA, Enoly Cristine et al. Proposta internacional da ginástica para pessoa com deficiência: desbravando o projeto do Reino Unido. In: SALERNO, Marina Brasiliano; CARBINATTO, Michele Vivienne. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai, 2022. p. 267-298.
SILVA, Enoly Frazão da; CARBINATTO, Michele Viviene. Le monde vécu dans la gymnastique rythmique: perception dúnr gymnaste atteinte du syndrome de down. In: ANDRIEU, Bernard; JONCHERAY, Hélène; RICHARD, Rémi (org.). Philosophie du sport: olympism et paralympisme. France: Vrin, 2024. p.353-376.
SILVA, Jaqueline Monique Marinho; NUNES, Leila Márcia Azevedo; AMORIM, Ida de Fátima Castro. Mídia e pessoa com deficiência em/na ginástica: (in) visibilidade. In: SALERNO, Marina Brasiliano; CARBINATTO, Michele Vivienne. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Bagai, 2022. p. 299-310.
SILVEIRA, Andréa Luiza da et al. Corporeidade e Existência: Notas de uma Perspectiva Fenomenológica sobre a Condição da Pessoa com Deficiência Física. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. XVIII, n. 1, jan-jun, 2012, pp. 30-36. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3577/357735516005.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024
SPECIAL OLYMPICS. Rhythmic gymnastics coaching guide. Special Olympics, 2008. Disponível em: https://special-olympics.be/wp-content/uploads/2022/08/specialolympics_rhythmicgymnastics.pdf. Accesso em: 26 ago. 2024
SPECIAL OLYMPICS. Rhythmic Gymnastics Sports Rules. Version June 2016. Special olympics, 2016. Disponível em: https://media.specialolympics.org/resources/sports-essentials/sport-rules/Sports-Essentials-Rhythmic-Gymnastics-Rules-2016-2023.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
SURDI, Aguinaldo César. A educação física e o movimento humano significativo: uma possibilidade fenomenológica. Curitiba: Appris, 2020.
THOMAS, Carol. The ‘Disabled’ Body.” In: EVANS, Mary; LEE, Ellie. Real Bodies: a sociological introduction. Basingstoke: Palgrave, 2002. p. 64–78. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-230-62974-5_5
TOLEDO, Eliana. Estética e beleza na ginástica rítmica. In: PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana (org.). Possibilidades da ginástica rítmica. São Paulo: Phorte, 2010.
TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre Fernandes. Esporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 536-550, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0014
VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. SIMPÓSIO INTERNACIONAL REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS, 3, 2019. [Anais...]. São Carlos: Unicamp, p. 16-25, 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389. Acesso em: 13 de out. 2022.
WEKESSER, Meredith M. et al. Coaches’ impact on youth athletes’ intentions to continue sport participation: the mediational influence of the coach–athlete relationship. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 16, n. 3, p. 490-499, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/17479541219918
WINNICK, Joseph. Adapted physical education and sport. Champaign: Human Kinetics, 2005.
ZOBOLI, Fábio; BARRETO, Sidirley de Jesus. Corporeidade como fator de inclusão das pessoas em condição de deficiência. In: RODRIGUES, David. Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 71-79.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
