“DANÇARINOS SACERDOTES” NA LITURGIA CRISTÃ: UM REGISTRO DE CONFLITOS CULTURAIS NA DANÇA LITÚRGICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.66657Palavras-chave:
Dança. Identidade de gênero. Observação. Cristianismo.Resumo
Este artigo apresenta um estudo qualitativo descritivo, realizado na 9ª Escola de Capacitação Ministerial por meio de observação participante. O objetivo foi investigar as restrições e dificuldades enfrentadas pelos “dançarinos sacerdotes” na prática da Dança Litúrgica Cristã e quais estratégias eles utilizam para continuar atuando nesse campo social, a partir de uma incursão de campo (nove dias) orientada pelos fundamentos antropológicos da análise situacional, através das ideias de Bourdieu. Entre as observações mais relevantes, destaca-se que um dos maiores conflitos enfrentados é a não aceitação social da dança praticada por eles. Como forma de resistência, continuam dançando, utilizando-se de estratégias, como o desenvolvimento do capital cultural e da vocação para o sacerdócio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
