HABITUS E CORPO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE O CORPO NA TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.13430Palavras-chave:
corpo social, teoria sociológica, habitus, Pierre Bourdieu.Resumo
Este texto propõe discutir como as reflexões sobre o corpo estão presentes na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, articulando o conceito de habitus e a construção do corpo social. Tal articulação pode ser verificada em várias obras de Bourdieu em que analisa as disposições incorporadas, o esquema corporal, os movimentos, as técnicas e os usos do corpo. Também foi possível verificar que Bourdieu reflete sobre o tema articulando-o em três eixos, a saber, o corpo como lugar do senso prático, o corpo como manifestação do habitus e o corpo como investimento de poder e dominação. Este entendimento auxilia na utilização do quadro teórico de análise desenvolvido por esse sociólogo para investigações sobre os processos de socialização, tornando-se uma importante ferramenta conceitual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
