Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires

sentidos construídos por atletas sul-americanos

Autores

  • Adriano Lopes de Souza https://orcid.org/0000-0002-7036-573X
  • Thayse Mayan Alarcon Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Otávio Tavares Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.124246

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos da Juventude, Atletas sul-americanos, Etnometodologia

Resumo

O objetivo do presente estudo é compreender os sentidos construídos por atletas sul-americanos sobre sua experiência nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018. Para tanto, esta investigação centrou-se em uma abordagem de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da etnometodologia, com o uso da entrevista guiada. Os resultados apontaram que os referidos Jogos reificam o saber comum e socialmente compartilhado entre os sujeitos como membros de um grupo de elite esportiva, veiculado, sobretudo, pela identificação com a dimensão relativamente proporcional à versão adulta dos JO. Conclui-se que, embora sejam oriundos de lugares diversos e, em alguns casos, falem línguas diferentes, esses sujeitos compartilham simultaneamente um conjunto de sonhos, objetivos e valores específicos no contexto dos Jogos realizados na capital da Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayse Mayan Alarcon Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Otávio Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Referências

BARBOT, Jeanine. Conduzir uma entrevista de face a face. In: PAUGAM, Serge. (coord.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 102-123.

BERDNIKOV, Maksim; KRIEGER, Jörg. Education facilitators at youth mega-events: Practical and methodological considerations. Journal of Qualitative Research in Sport Studies, v. 13, n. 1, p. 111-126, 2019. Available at: https://www.academia.edu/41373946/Maksim_Berdnikov_and_Jorg_Krieger_2019_Education_facilitators_at_youth_mega_events_practical_and_methodological_considerations_Journal_of_Qualitative_Research_in_Sports_Studies_13_1_111_126. Accessed on: July 18, 2023.

BOSSLE, Fabiano; LIMA, Lucas Oliveira O. Entre a formação na escola e a formação como atleta de futebol profissional: prioridades e influências. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 35-43, 2013. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p35

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHAUVIN, Sébastien; JOUNIN, Nicolas. A observação direta. In: PAUGAM, Serge. (coord.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 124-140.

COUBERTIN, Pierre de. “Le caractère de notre entreprise”. Bulletin du Comité International des Jeux Olimpiques (ano 1, outubro de 1894, n. 2, p. 1). In: MÜLLER, Nobert; TODT, Nelson Schneider (org). Pierre de Coubertin - 1863-1937: Olimpismo - seleção de textos. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. p. 652-655.

COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

DaCOSTA, Lamartine Pereira. Educação Olímpica como metalinguagem axiológica: revisões pedagógicas e filosóficas de experiências internacionais e brasileiras. In: REPPOLD FILHO, Alberto Reinaldo et al. (org.) Olimpismo e Educação Olímpica no Brasil. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009. p. 17-28.

GARFINKEL, Harold. Studies in Ethnomethodology. New York: Blackwell Pub, 1992.

HASTAND, Dag Vidar; PARENT, Milena; KRISTIANSEN, Elsa. The Youth Olympic Games: the best of the Olympic or a poor copy? European Sport Management Quarterly, v. 13, p. 315-338, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/16184742.2013.782559

IOC - INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Olympic charter. Lausanne: International Olympic Committee, 2020. Available at: https://stillmed.olympic.org/Documents/olympic_charter_en.pdf. Accessed on: July 30, 2023.

KRIEGER, Jörg. Fastest, highest, youngest? Analysing athletes experience at Singapore Youth Olympic Games. International Review for the Sociology of Sport, v. 48, n. 6, p. 706-719, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1012690212451875

KRIEGER, Jörg; KRISTIANSEN, Elsa. Ideology or reality? The awareness of educational aims and activities amongst German and Norwegian participants of the first summer and winter Youth Olympic Games. Sport in Society, v. 19, n. 10, p. 1503-1517, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/17430437.2015.1133604

KRISTIANSEN, Elsa. Competing for culture: Young Olympians’ narratives from the first winter Youth Olympic Games. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 13, n. 1, p. 29-42, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/1612197X.2012.756259

MAASS, Steven. The Olympic values. Olympic Review, 63, p. 28–33, 2007. Available at: https://library.olympics.com/Default/doc/SYRACUSE/174427/the-olympic-values-steven-maass?_lg=en-GB. Accessed on: July 18, 2023.

MACINTOSH, Eric. Young athlete major event experiences: brand co-creators and ambassadors. Sport in Society, v. 20, n. 3, p. 438-453, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/17430437.2015.1088724

MACINTOSH, Eric; PARENT, Milena; CULVER, Diane. Understanding young athletes’ learning at the Youth Olympic Games: a sport development. Journal of Sport Management Global, v. 7, n. 1, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/24704067.2018.1561206

MEINBERG, Eckhard. Ética Olímpica: algumas características e perspectivas. In: RUBIO, Kátia et al. Ética e compromisso social nos estudos olímpicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 57-74.

MÜLLER, Nobert; TODT, Nelson Schneider (org.). Pierre de Coubertin - 1863-1937: Olimpismo - seleção de textos. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015.

NAUL, Roland. Olympic Education. Maidenhead (UK): Meyer & Meyer, 2008.

NAUL, Roland; BINDER, Deanna; RYCHTECKY, Antonin; CULPAN, Ian. Olympic Education: an international review. London/New York: Routledge, 2017.

NAUL, Roland; KRÜGER, Michael; GESSMAN, Rolf; WICK, Uwe. Germany: Formal Olympic Education at schools and informal Olympic learning in sport clubs. In: NAUL, Roland; BINDER, Deanna; RYCHTECKY, Antonin; CULPAN, Ian. (ed.). Olympic Education: an international review. London/New York: Routledge, 2017. p. 177-191.

PARENT, Milena; KRISTIANSEN, Elsa; MACINTOSH, Eric. Athletes’ experiences at the Youth Olympic Games: perceptions, stressors and discourse paradox. Event Management, v. 18, n. 3, p. 303-324, 2014. DOI: https://doi.org/10.3727/152599514X13989500765808

PARRY, Jim. The Youth Olympic Games - some Ethical Issues. Sport, Ethics and Philosophy, v. 6, n. 2, p. 138-154, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/17511321.2012.671351

PETERS, Mike; SCHNITZER, Martin. Athletes’ expectations, experiences, and legacies of the Winter Youth Olympic Games Innsbruck 2012. Journal of Convention & Event Tourism, v. 16, n. 2, p. 116-144, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/15470148.2015.1018656

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

RUBIO, Kátia. A dinâmica do esporte olímpico do século XIX ao XXI. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 83-90, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500009

SCHNITZER, Martin et al. Perception of the culture and education programme of the Youth Olympic Games by the participating athletes: a case study for Innsbruck 2012. International Journal of History of Sport, v. 31, n. 9, p. 1178-1193, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/09523367.2014.909810

SILVA, Carlos Alberto Figueiredo. Pequeno vocabulário de etnometodologia. In: SILVA Carlos Alberto Figueiredo; VOTRE, Sebastião Josué (org.). Etnometodologias. Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2012. p. 187-196.

SOUZA, Adriano Lopes; MATARUNA-DOS-SANTOS, Leonardo José; TAVARES, Otávio. Os Jogos Olímpicos da Juventude: Buenos Aires, Cidade Olímpica. In: RUBIO, Kátia (org.). Do pós ao neo Olimpismo: esporte e movimento olímpico no século XXI. Sao Paulo: Kepos, 2019. p. 231- 246.

SOUZA, Adriano Lopes; TAVARES, Otávio. A experiência educacional dos atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude: uma revisão sistemática. Movimento, v. 26, p. e26039, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.97317

TAVARES, Otávio. Educação Olímpica no Rio de Janeiro: notas iniciais para o desenvolvimento de um modelo. In: DACOSTA, Lamartine et al. Legado de megaeventos esportivos. Brasília, DF: CONFEF, 2008. p. 343-355.

TAVARES, Otávio. Esporte, movimento olímpico e democracia: o atleta como mediador. 2003. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2003.

TAVARES, Otávio. Mens Fervida in Corpore Lacertoso? as atitudes dos atletas olímpicos brasileiros diante do Olimpismo. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1998.

WONG, Donna. The Youth Olympic Games: past, present and future. International Journal of the History of Sport, v. 28, n. 13, 1831-1851, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/09523367.2011.594687

Publicado

2023-08-22

Como Citar

DE SOUZA, A. L.; FERREIRA, T. M. A.; TAVARES, O. Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires: sentidos construídos por atletas sul-americanos. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29037, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.124246. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/124246. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais