INTERSEÇÕES ENTRE OS CAMPOS ESPORTIVO E CIENTÍFICO: A SOCIOLOGIA DO ESPORTE COMO ELEMENTO COMUM (2011-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.117275Palavras-chave:
Esportes. Indicadores de produção científica. Sociologia. Revisão.Resumo
O esporte tem sido objeto de análise em diversas áreas do conhecimento no Brasil. Uma aproximação a partir das Ciências Sociais e Humanas tem possibilitado a exploração de elementos interpretativos singulares que ampliam a compreensão desse complexo fenômeno. Este texto tem como objetivo mapear estudos que versam sobre a Sociologia do Esporte nos programas de pós-graduação brasileiros entre 2011 e 2018, visando contribuir com a sistematização da produção científica desse subcampo. Após levantamento de dissertações e teses, descrevemos as principais características dessas produções, classificando-as em categorias sociológicas para análise do campo esportivo, sendo o futebol hegemonicamente a modalidade mais explorada por pesquisadores de diversas áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
