Educação de surdos na Espanha: análise bibliométrica em bases de dados de teses doutorais (1987-2017)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245261.65-83Palabras clave:
Educação de surdos, Espanha, Produção científica, Bibliometria.Resumen
A educação de alunos surdos é um tema presente em debates acadêmicos refletindo-se em estudos no cenário da produção científica nacional e internacional. O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar a produção científica espanhola oriunda de teses doutorais sobre a educação de surdos e apresentar indicadores bibliométricos que melhor representem o perfil das temáticas destas pesquisas. De abordagem bibliométrica combinada com a análise de conteúdo, o estudo elegeu para seleção das teses a Base de Datos de Teses Doctorales e a base Tesis Doctorales en Rede, ambas do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte do Gobierno de España, mediante a utilização das seguintes expressões de busca “sordos”, “sordera”, “deficiencia auditiva” e “discapacidad auditiva”. As seguintes categorias foram analisadas no corpus selecionado (n=45): evolução temporal, autores, orientadores e seus respectivos gêneros, instituições de defesa, áreas de conhecimento, temáticas e abordagens comunicativas utilizadas nos estudos. Os resultados desse panorama bibliométrico expressam uma diversificada produção científica sobre educação de surdos em programas de doutorado (n=28) em universidades espanholas (n=22) sobre diferentes temáticas, entre as quais aquelas relacionadas à população alvo dos estudos e às biotecnologias assistivas, com preponderância de estudos nas áreas de Educação, Psicologia e Linguística. Verificou-se que dentre as abordagens comunicativas adotadas nos estudos preponderou o oralismo e o bilinguismo. Nas conclusões recomenda-se que futuros estudos utilizem diferentes bases de dados e tipologias documentais, tais como artigos científicos, visando estabelecer comparações e ampliar as análises sobre a produção científica de educação de surdos.
Descargas
Citas
ALBRES, N. A. de; LACERDA, C. B. F. de. Interpretação educacional como campo de pesquisa: estudo bibliométrico de publicações internacionais e suas marcas no campo nacional. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 179-204, 2013.
ARIK, E. Sign language research in Web of Science. Journal of Scientometric Research, New Delhi, v. 3, n. 3, p. 143-149, 2014.
BENTES, J. A. de O.; HAYASHI, M. C. P. I. Normalidade, diversidade e alteridade na história do Instituto Nacional de Surdos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 67, p. 851-874, dez. 2016.
BORGES, E. F. V. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 397-414, 2010.
CNSE, Confederación Estatal de Personas Sordas. La Fundación CNSE para la superación de las barreras de comunicación. 2015.
ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. El Sistema Educativo Español. Madrid: MECD/CIDE, 2008.
ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Ley Orgánica de Educación 2013 (LOE). Boletín Oficial del Estado, Madrid, n. 295, 2013.
ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Ley Orgánica 8/2013 para la Mejora de la Calidad Educativa. (LOMCE). Boletín Oficial del Estado, Madrid, 2013.
ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. TESEO: Base de datos de Tesis Doctorales de las Universidades españolas, 2018.
ESPAÑA. Ministerio de la Presidencia. Ley 27/2007, de 23 de octubre, por la que se reconocen las lenguas de signos españolas y se regulan los medios de apoyo a la comunicación oral de las personas sordas, con discapacidad auditiva y sordociegas, 2007.
ESPAÑA. Ministerio de la Presidencia. Real Decreto 334/1985, de 6 de marzo de 1985 de Ordenación de la Educación Especial, 1985.
FERNÁNDEZ-CANO, A.; TORRALBO, M.; VALLEJO, M. Time series scientific growth in Spain doctoral theses (1848-2009). Scientometrics, Hoboken, v. 91, p. 15-36, 2012.
FRANCESCUTTI, P. La visibilidad de las científicas españolas. Barcelona: Fundación Dr. Antoni Esteve, 2018. (Cuadernos, 44)
GALLEGO-MORÓN, N.; MATUS-LÓPEZ, M. Techo de cristal en las universidades españolas: diagnóstico y causas. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 22, n. 3, p. 209-229, sept. 2018.
GASCÓN, A.; STORCH, J. G. Historia de la Educación de sordos en España. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2004.
GONZÁLEZ PÉREZ, T. Itinerario de la Educación Especial en el sistema educativo. de la Ley Moyano a la Ley General de Educación. In: BERRUEZO, M.R. (Org.). El largo camino hacia una educación inclusiva: la educación especial y social del siglo XIX a nuestros días. Pamplona, 2009, p. 249-260.
JANIS, I. O problema da validação da análise de conteúdo. In: LASSWELL, Harold; KAPLAN, Abraham. A linguagem da política. Brasília: Editora UnB, 1982.
KING, C. M. Research productivity in the education of hearing impaired individuals. Journal of Special Education, v. 23, n. 3, p. 279-293, 1989.
KOBAYASHI, E.; RIGOLIN, C. C. D.; HAYASHI, M. C. P. I. Lideranças femininas nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs): indicadores cientométricos e biografias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 14, 2014, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte, 2014. p. 1-15.
LACERDA, C. B. F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, p. 68-80, set. 1998.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.
MONFORT, M. La práctica de la comunicación bimodal. Madrid:Entha-ediciones,2006.
ONCE, Organización Nacional de Ciegos Españoles. Un proyecto histórico de emancipación personal e integración social de los ciegos y deficientes visuales en España. 2015. RAMOS, D. M.; HAYASHI, M. C. P. I. O lugar da educação de surdos nas dissertações e teses. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 2, p. 247-260, 2018.
RIBEIRO, C. B.; SILVA, D. N. H. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017.
RODRIGUES, J. G.; GUIMARÃES, M. C. S. A Fundação Oswaldo Cruz e a ciência no feminino: a participação feminina na prática e na gestão da pesquisa em uma instituição de ensino e pesquisa. Cadernos Pagu, Campinas, v. 46, p. 197-222, abr. 2016.
SÁNCHEZ JIMÉNEZ, R.; BLÁZQUEZ ORLANDO, M.; MONTESI, M.; BOTEZAN, I. La producción de tesis doctorales en España (1995-2014): evolución, disciplinas, principales actores y comparación con la producción científica en WoS e Scopus. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 40, n. 4, e188, oct.-dic. 2017.
SANTOS, S.A.; OLIVEIRA, M. A produção científica sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) presente nos currículos Lattes do CNPq. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 4, p. 35-46, dez. 2017.
SANZ-CASADO, E.; DE FILIPPO, D.; GARCÍA ZORITA, C.; EFRAÍN-GARCÍA, P. Observatório IUNE: una nueva ferramienta para el seguimiento de la actividad investigadora del sistema universitário español. Bordón: Revista de Pedagogía, Madrid, v. 63, n. 2, p. 101-115, 2011.
SCHIAVON, D. N.; HEREDERO, E. S. Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro. Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 9, n. 25, p. 404-422, 2018.
SCHIAVON, D. N. Inclusão de alunos surdos em Castilla-La Mancha (Espanha): reflexões para o contexto brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2017.
SILVA, M. R.; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011.
SILVA, R. A. da; SANTOS, R. N. M. dos; RODRIGUES, R. S. Estudo bibliométrico da base LISA: um enfoque nos artigos sobre os surdos. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 289-304, jan./jun. 2011.
TDR. Tesis Doctorales en Rede. 2018. Disponível em: https://www.tesisenred.net/ Acesso em: 11 março. de 2018
TIANA FERRER, A. Espanha: Inflexões nas políticas de qualidade educativa. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação e conhecimento: a experiência dos que avançaram. Brasília: Unesco, 2004. p. 293-331.
VAN RAAN, A. F. J. Measuring science. In: MOED, H. F.; GLÄNZEL, W.; SCHMOCH, U. (Eds.). Handbook of quantitative science and technology research. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 19-50.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.