Redes de colaboração científica em Educação Física: comparação entre a subárea Biodinâmica do Movimento e a subárea Sociocultural e Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245263.146-172Palavras-chave:
Educação Física, Redes de colaboração, Cientometria.Resumo
O estudo objetiva investigar, caracterizar e analisar as redes de colaboração científica existentes na área de Educação Física, de maneira a compreender o desenvolvimento histórico das redes da subárea Biodinâmica do Movimento e da subárea Sociocultural e Pedagógica, estabelecendo uma comparação entre as suas características e entre seus impactos na comunicação científica. Utiliza como fonte dez periódicos científicos de cada subárea. Para a produção e manipulação das redes, foram combinados os softwares Endnote X7.5 (produção do banco de dados), VOSviewer 1.6.10 (elaboração da rede primária) e Gephi 0.92 por meio do algoritmo Fruchterman-Reingold. Concluise que as duas subáreas têm se desenvolvido de maneira fragmentada, mas por meio de redes do tipo small worlds.Downloads
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