Das tecnologias da informação à comunicação científica: críticas à nova cultura da pesquisa em Educação

Autores

  • Rodrigo Silva Caxias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Comunicação Científica. Pesquisa em Educação. Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

O artigo trata de criticar o ciclo de produção do conhecimento científico que se efetiva entre os processos de recuperação da informação e a publicização dos resultados de pesquisa. Atenta o autor para um discurso instrumentalizado decorrente de imposições oriundas de políticas públicas e de uma cultura de agilização forjada pelos novos mecanismos tecnológicos, transformando a produção de conhecimento em educação em um movimento publicacionista. Palavras-chave:Comunicação Científica. Pesquisa em Educação. Tecnologias da Informação e Comunicação

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Caxias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - ppgcom/UFRGS

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

CAXIAS, R. S. Das tecnologias da informação à comunicação científica: críticas à nova cultura da pesquisa em Educação. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 301–315, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/6470. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos