CAPES evaluation system: indicators and strategies for monitoring and evaluating performance

Authors

  • Ediane Maria Gheno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Regina Maria Guaragna Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Felipe Sfoggia da Mata Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucimara Figueira Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diogo Onofre Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Calabró Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.184-213

Keywords:

Graduate Program Evaluation System. Human resources. Nucleation. Bibliometrics. Scientometrics.

Abstract

The evaluation system of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) requires Graduate Programs to constantly reflect about the recommended and achieved performances. Given the relevance of information to support planning, this article aims to identify new indicators and procedures that could contribute to improve the CAPES evaluation policies in Proposals three (students group, thesis and dissertations) and five (social insertion). it is a methodological study, elaborated from Monitoring and Evaluation (2007-2016), it applies Documentary Analysis and Bibliometrics/Scientiometrics indicators, having the Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica of UFRGS as a case study. The present study seeks: to analyze the performance of the PPG based on the guidelines from Biological Sciences II Field; to evaluate the nucleation of graduates in Higher Education Institutions; to identify corrective measures and to evaluate the impact and viability of the Ordinances (Portarias dos 8) that recommend a maximum of eight students per teacher for scientific production. To achieve the objectives, it applies three strategies and a new scientific indicator. The procedure improved the evaluation on the contributions of the  nucleation program and on the profile of the formation of graduates. The other procedure is related to management, which identifies the effects of the CAPES evaluation by corrective measures. the indicator co-authorship discente/docente points out the unfeasibility of Portarias dos 8 because it negatively impacts scientific production. The aforementioned strategies and the co-authorship indicator can be used as additional parameters for the CAPES evaluation, improving the Institutional Evaluation of other Programs.

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Author Biographies

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (2009) e mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é graduanda em Biblioteconomia e doutoranda em Educação em Ciências (UFRGS). Tem experiência na área de Letras e Ciência da Informação (Biblioteconomia), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e divulgação Científica, avaliação institucional e Cientometria.

Regina Maria Guaragna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Faculdade de Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), doutorado em Ciências-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e pós-doutorado em Educação em Ciências (UFRGS) (2017). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Lipídeos, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, diabete do tipo 2, hormônios gastrointesinais (GIP, GLP-1, PYY), ácidos graxos, ácidos graxos trans, PPAR, sirtuina, célula estrelada hepática, lipídeos neutros, indometacina, resveratrol. Atualmente, trabalha com difusão da ciência na sociedade, avaliação institucional e formação filosófica dos professores de ensino básico e universitário, e alunos do PPG em Ciências Biológicas-Bioquímica, considerando sua importância em relação ao processo educacional.

Luiz Felipe Sfoggia da Mata, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciando em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Educador Social no Projeto Social WImbelemdon - Educando com o Tênis, assim como Bolsista de Iniciação ao Ensino de Ciências(BIENC) pelo projeto: Virada da Educação em Ciências, no PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores.

Lucimara Figueira Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bolsista de Iniciação Científica no PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da UFRGS. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Diogo Onofre Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Concluí meu curso de Medicina em 1971, na Universidade Católica de Pelotas. Iniciei, em 1972, minhas atividades como aluno e pesquisador em Bioquímica na UFRGS (Prof. Tuiskon Dick). Em 1976 concluí meu Mestrado na UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis) e, em 1980, meu Doutorado na UFRJ (Prof. Iván Izquierdo). Em 1980-1981 fiz meu Pós Doutorado (CNPq) na University of London (Prof. Richard Rodnight) e em 1987/1988 fui Professor Visitante do Laboratório de Neurobiologia, Universidad Autónoma de Madrid (Prof. Galo Ramirez). Em 1994/1995 fui Professor Visitante no Laboratório de Bioenergética, Departamento de Bioquímica Médica, UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis). Em 1998 fui Visiting Scientist, no Neurology Service, Veterans Affair Medical Center, CA, USA (Prof. Raymond Swanson). Já publiquei mais de 450 artigos científicos em revistas indexadas de circulação internacional, orientei inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e dezenas de alunos de Iniciação Científica. Esta atuação envolve basicamente a área de Neurociências, onde atuo longo de toda minha vida científica, trabalhando em injúria cerebral mediada por glutamato e neuroproteção exercida pelo nucleosídeo guanosina, abordando aspectos básicos e clínicos de doenças cerebrais. Mais recentemente, comecei a me envolver com a área de Educação em Ciências, onde orientei várias Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado. Recentemente liderei a criação de um PPG em Educação em Ciências na UFRGS, tendo sido seu primeiro Coordenador. Atualmente, sou revisor de artigos científicos em mais de 30 periódicos internacionais, indexados.

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

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Published

2019-08-07

How to Cite

GHENO, E. M.; GUARAGNA, R. M.; DA MATA, L. F. S.; DUARTE, L. F.; SOUZA, D. O.; CALABRÓ, L. CAPES evaluation system: indicators and strategies for monitoring and evaluating performance. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 184–213, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.184-213. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86490. Acesso em: 24 jun. 2025.

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