Os estudos de gênero na Ciência da Informação
Palavras-chave:
Ciência da Informação. Estado da arte. Publicações científicas. Gênero feminino.Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento das pesquisas com enfoque nos Estudos de Gênero realizadas pelas diversas linhas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil e no mundo. Busca situar a produção científica publicada através de artigos de autores internacionais e nacionais, indexados no portal da Capes, além dos trabalhos apresentados nos Enancibs, no período compreendido entre os anos 2000 e 2007. Percebe-se que são poucos os pesquisadores que se interessam pela temática, apesar de todas as facetas dos estudos da informação terem implicações nas relações de gênero e vice-versa. Ao todo foram encon-trados 18 artigos publicados por autores de outros países em 14 revistas internacionais; 6 arti-gos publicados em 5 revistas nacionais; e 4 em 5 edições do Enancib. Todos os artigos anali-sados tiveram como ponto em comum a conclusão quanto à necessidade de as ciências, inclu-indo a da informação, investirem em estudos e publicações que possam detectar as desigual-dades de gênero, buscando alternativas para modificar este quadro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Patrícia Espírito Santo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.