Os estudos de gênero na Ciência da Informação

Autores

  • Patrícia Espírito Santo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Estado da arte. Publicações científicas. Gênero feminino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento das pesquisas com enfoque nos Estudos de Gênero realizadas pelas diversas linhas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil e no mundo. Busca situar a produção científica publicada através de artigos de autores internacionais e nacionais, indexados no portal da Capes, além dos trabalhos apresentados nos Enancibs, no período compreendido entre os anos 2000 e 2007. Percebe-se que são poucos os pesquisadores que se interessam pela temática, apesar de todas as facetas dos estudos da informação terem implicações nas relações de gênero e vice-versa. Ao todo foram encon-trados 18 artigos publicados por autores de outros países em 14 revistas internacionais; 6 arti-gos publicados em 5 revistas nacionais; e 4 em 5 edições do Enancib. Todos os artigos anali-sados tiveram como ponto em comum a conclusão quanto à necessidade de as ciências, inclu-indo a da informação, investirem em estudos e publicações que possam detectar as desigual-dades de gênero, buscando alternativas para modificar este quadro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Espírito Santo, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista com especialização em Sexualidade Humana pela Fundação Faculdade de Medicina do ABC/SP. Mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

ESPÍRITO SANTO, P. Os estudos de gênero na Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 317–332, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/6389. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos