Avaliação educacional na formação de professores: análise das editoras, periódicos e artigos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.115453

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Formação de professores, Estado do conhecimento, Indicadores bibliométricos, Base de dados

Resumo

Objetiva mapear e analisar a produção científica de artigos sobre avaliação educacional na formação de professores, indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo. O estudo baseou-se em indicadores bibliométricos e estabeleceu três eixos de análise: por editoras, periódicos e artigos. Foram mapeados 177 artigos que foram veiculados por 119 periódicos e 76 editoras. Os resultados destacam que 51% da produção dos artigos concentram-se em seis editoras comerciais. Por outro lado, países como Brasil, Espanha, Canadá e Singapura concentram mais de 50% de sua produção em editoras universitárias. Das 119 revistas, identifica-se pela lei de Bradford um núcleo de sete periódicos mais produtivos que são revistas especializadas no tema. O periódico Assessment and Evaluation in Higher Education ganhou destaque por ser o que mais publicou, com nove artigos, e veicula o estudo mais citado. Dos 177 artigos, 20 receberam ao menos 18 citações e são considerados os de maior impacto. Além disso, acumulam 64% das 1.248 citações recebidas por todos os artigos mapeados. Sinalizamos a importância de uma indústria editorial científica consolidada, que dê visibilidade às diversidades culturais das pesquisas e áreas de conhecimento, assim como à profissionalização dos processos editoriais. Ao mesmo tempo, ainda são necessárias políticas de custeio das publicações e debates sobre a monopolização da produção em poucas editoras. Acenamos, ainda, para necessidade de investigar a produção científica sobre avaliação na formação de professores em bases de dados que reúnem periódicos que são invisibilizados no mainstream da ciência, fortalecendo regiões pouco estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheurs Lima Frossard, Prefeitura Municipal de Vitória

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Membro do Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de doutorado/CAPES-ES; Professor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES

Felipe Ferreira Barros Carneiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes)

Doutor em Educação Física no PPGEF/UFES 2019. É mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES 2011. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atuou como professor na Universidade Vila Velha (2011-2015). Atualmente é professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria e Análise de Produção Científica.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física; Líder do Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Referências

ARAÚJO, C. G. S.; SARDINHA, A. Índice-H dos artigos citantes: uma contribuição para a avaliação da produção científica de pesquisadores experientes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 358-362, 2011.

BAIRD, J. A.; HOPFENBECK, T. N.; NEWTON, P.; STOBART, G.; STEEN-UTHEIM, A. T. Assessment and learning: state of the field review. Oxford: Knowledge Center for Education, 2014.

BARATA, R. B. Desafios da editoração de revistas científicas brasileiras da área da saúde. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 929-939, 2019.

BARCELOS, M. A. As pequenas e médias editoras diante do processo de concentração: oportunidades e nichos. In: BRAGANÇA, A; ABREU, M (org.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Unesp, 2010. p. 317-330.

BICAS, H. E. A.; CHAMON, W. About price and value of scientific publications: criticism or indignation? Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, São Paulo, v. 75, n. 3, p. 157-158, 2012.

BLACK, P., WILIAM, D. Developing a theory of formative assessment. In: GARDNER, J. (org.). Assessment and learning. London: Sage, 2006. p. 81-100.

BRADFORD, S. C. Sources of information on specific subjects. Journal of Information Science, [s.l.] v. 10, n. 4, p. 176-180, 1985.

BOCCHINI, M. O. Projetos editorias em laboratório. In: MARTINS, P. (org.). Livros, editoras e projetos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997. p. 81-100.

BOURDIEU, P. Une révolution conservatrice dans l’édition. Actes de la recherche en sciences sociales, France, v. 126, n. 1, p. 3-28, 1999.

BURRELL, Q. Hirsch´s h-index: a stochastic model. Journal of Informetrics, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 16-25, 2007.

CARDOSO, R. L.; MENDONÇA NETO, O. R.; RICCIO, E. L.; SAKATA, M. C. G. Pesquisa científica em contabilidade entre 1990 e 2003. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 34-45, abr./jun. 2005.

GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, 2012.

HARMON, J. E.; GROSS, A. G. The scientific literature: a guided tour. Chicago: Chicago University Press, 2007.

HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, [s.l.], v. 102, n. 46, p. 16569-16572, 2005.

IGLESIAS, J. E.; PECHARROMÁN, C. Scaling the h-index for different scientific ISI fields. Scientometrics, Budapest, v. 73, n. 3, p. 303-320, 2007.

KELLNER, A. W. A.; PONCIANO, L. C. M. O. H-index in the Brazilian Academy of Sciences: comments and concerns. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 80, n. 4, p. 771-781, Dec. 2008.

KOBASHI, N. Y.; SANTOS, R. N. M. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. esp., p. 106-115, 1. sem. 2008.

KUHLMANN JR., M. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 838-855, 2015.

LARIVIÈRE, V.; HAUSTEIN, S.; MONGEON, P. The oligopoly of academic publishers in the digital era. Plos One, San Francisco, v. 10, n. 6, p. 1-15, 2015.

LARIVIÈRE, V.; ARCHAMBAULT, É.; GINGRAS, Y.; VIGNOLA-GAGNÉ, É. The place of serials in referencing practices: comparing natural sciences and engineering with social sciences and humanities. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [s.l.] v. 57, n. 8, p. 997-1004, 2006.

LIMA, R. A.; VELHO, L. M. L. S.; FARIA, L. I. L. Bibliometria e “avaliação” da atividade científica: um estudo sobre o índice H. Perspectivas, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 3-17, 2012.

LOPES, S; COSTA, M. T.; LIIMÓS, F. F.; AMANTE, M. J.; LOPES, P. F. A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. Actas: Congressos Nacionais de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Lisboa, n. 11, p. 1-7, 2012.

MACHADO JÚNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; PARISOTTO, I. R. S.; PALMISANO, A. As leis da bibliometria em diferentes bases de dados científicos. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 18, n. 44, p. 111-123, 2016.

MADAUS, G.; RUSSELL, M.; HIGGINS, J. The paradoxes of high stakes testing: how they affect students, their parents, teachers, principals, schools and society. Charlotte, N.C.: Information Age Publishing, 2009.

MARQUES NETO, J. C.; ROSA, F. G. Editoras universitárias: academia ou mercado? reflexões sobre um falso problema. In: BRAGANÇA, A.; ABREU, M. (org.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Unesp, 2010. p. 331-348.

MEADOWS, A. J. The scientific journal. London: Aslib, 1979.

MEADOWS, A. J. Access to the results of scientific research: developments in Victorian Britain. In: MEADOWS, A. J. (ed.). Development of science publishing in Europe. Amsterdam: Elsevier Science Publishing, 1980. p. 43-62.

OHIRA, M. L. B.; PRADO, N. S.; OLIVEIRA, T. F.; ROSA, L. O. G.; NAZARIO, V. M.; CORREIA, C. Análise dos periódicos eletrônicos (full text) em ciência da informação: América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Informação & Informação, Londrina, v. 8, n. 1, p. 14-38, 2003.

OLIVEIRA, A. B. Los libros en Ciencias Sociales y Humanidades en Brasil: un estudio a partir de los investigadores y de las editoriales. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Documentação) – Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid, Madri, 2018.

OLIVEIRA, E. F. T.; GRACIO, M. C. C. Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.16, n. 4, p. 16- 28, 2011.

PELLEGRINO, J. W.; HILTON, M. L. Education for life and work: developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Washington, D.C.: Center for Education, 2012.

PRINCE, D. J. S. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.

RODRIGUES, R. S.; QUARTIERO, E.; NEUBERT P. Periódicos científicos brasileiros indexados na Web of Science e Scopus: estrutura editorial e elementos básicos. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 25, n. 2, p. 117-138, 2015.

SANTOS, W. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005.

SANTOS, S. M.; NORONHA, D. P. Periódicos brasileiros de ciências sociais e humanidades indexados na base SciELO: características formais. Perspectivas em Ciências da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 2-16, jun. 2013.

SLUIJSMANS, D. M. A.; BRAND-GRUWEL, S.; VAN MERRIËNBOER, J. J. G. Peer assessment training in teacher education: effects on performance and perceptions. Assessment and Evaluation in Higher Education, London, v. 27, n. 5, p. 443-454, 2002.

THE ROYAL SOCIETY. Knowledge, networks and nations: global scientific collaboration in the 21st century. London: The Royal Society, 2011.

VOLPATO, G. Publicação científica. 3. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

WOOD JR, T.; COSTA, C. C. M. C. Avaliação do impacto da produção científica de programas selecionados de pós-graduação em administração por meio do índice H. Revista de Administração, São Paulo, v. 50, n. 3, p. 325-227, jul./set. 2015.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

FROSSARD, M. L.; CARNEIRO, F. F. B.; SANTOS, W. dos. Avaliação educacional na formação de professores: análise das editoras, periódicos e artigos. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 115453, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.115453. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/115453. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo