Redes de Citação: estudo de rede de pesquisadores a partir da competência em informação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245212.181-202Palabras clave:
Análise de redes sociais. Redes de citação. Competência em Informação. Análise de citação.Resumen
No âmbito da comunicação científica, pesquisadores vêm utilizando a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) a fim de investigar como ocorre o relacionamento entre pesquisadores/instituições de ensino e pesquisa, organizações e documentos. A pesquisa presente neste artigo se insere nesse contexto: o objetivo foi mapear uma rede de citação dos autores que publicaram trabalhos sobre Competência em Informação (CI) na base de dados Scopus no ano de 2012. Foi utilizada a ARS em conjunto com aspectos técnicos da Análise de Citação para atingir ao objetivo proposto. A rede analisada apresentou um grau de densidade muito baixo, ou seja, houve um baixo índice de citação entre os autores; diferentemente das autocitações, que foram observadas em um número bastante alto. Foi possível constatar que determinados autores exercem grande importância por serem bastante citados pelos colegas. No caso da rede em questão, Christine Bruce foi identificada como a mais citada pelos colegas. Novas pesquisas similares podem ser realizadas se analisados outros períodos e canais de comunicação a fim de estabelecer comparações para se adensar o conhecimento sobre o comportamento dos pesquisadores dessa área.
Descargas
Citas
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Report of the Presidential Committee on information literacy: Final Report. Chicago, 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html>. Acesso em: 01 fev. 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas para citações e referências Bibliográficas. São Paulo: ABNT, 2003.
DUDZIAK, E. A. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/>. Acesso em: 21 jun. 2014.
GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. Disponível em: <http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/article/view/44>. Acesso em: 10 jul. 2014.
GRIFFITH, B. C. Understanding science; studies of communication and information. Communication Research, Newbury Park, v. 16, n. 5, p. 600-614, Oct. 1989.
HATSCHBACH, M. H. L.; OLINTO, G. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.4, n.1, p. 20-34, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/64/78>. Acesso em: 23 jul. 2014.
HANNEMAN, R. A. Introduction to social network methods. 2001. Disponível em: <http://faculty.ucr.edu/~hanneman/nettext/index.html>. Acesso em: 26 ago. 2013.
HATSCHBACH, M. H. L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - IBICT, UFRJ, Rio de Janeiro, 2002.
HORTON JR.; F. W. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2008.
JAN, R. Citation analysis of Library Trends. Webology, Iran, v. 6, n. 1, Mar, 2009. Disponível em: <http://www.webology.org/2009/v6n1/a67.html>. Acesso em: 15 abr. 2013.
KADUSHIN, C. Understanding social networks: theories, concepts and findings. Oxford: Oxford Univerty, 2012.
KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para
a aprendizagem permanente. Boca Del Rio: IFLA, 2007. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2014.
LEMIEUX, V; OUIMET, M. Análise estrutura das redes sociais. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
MARTELETO, R. M. Analise de Redes Sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.30, n.1, p. 71-81, jan/abr. 2001.
MARTELETO, R. M.; TOMAÉL, M. I. A metodologia de Analise de Redes Sociais (ARS). In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005.
MONEREO, C.; BADIA, A. La competencia informacional desde una perspectiva psicoeducativa: enseñanza basada em la resolución de problemas prototípicos y emergentes. Revista española de Documentación Científica, v. 35, n. Monográfico, p. 75-99, 2012. Disponível em: < http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/745/826>. Acesso em: 30 jul. 2014.
MOREL, R. L. de M.; MOREL, C. M. Um estudo sobre a produção científica brasileira, segundo os dados do Institute for Scientific Information (ISI). Ciência da Informação, Brasília, v. 6, n. 2, p. 99-109, 1977. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewFile/1677/1283>. Acesso em: 15 abr. 2014.
ROMANCINI, R. O que é uma citação? A análise de citação na ciência. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 20-35, julho/dezembro 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/15885>. Acesso em 10 set. 2014.
SILVEIRA, M. A. A.; BAZI, R. E. R. As referências nos estudos de citação:algumas questões para discussão. Datagramazero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago09/Art_04.htm>. Acesso em: 15 abr. 2013.
SOUSA, Paulo de Tarso Costa de. Metodologia de analise de redes sociais. In: MUELLER, S. P. M. (Org.) Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasilis: Thesaurus, 2007.
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, Adriana Roseclér; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Marcos Moraes, Renata Lira Furtado, Maria Inês Tomaél

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.