O bibliotecário na gestão de dados de pesquisa: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245263.43-69Palavras-chave:
Gestão de dados de pesquisa, Curadoria de dados, Bibliotecário de dados, Ciência da Informação.Resumo
O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre o papel do bibliotecário na curadoria e gestão de dados de pesquisa. Trata-se de uma investigação pautada na metodologia da revisão sistemática e cuja busca foi realizada na base de dados Web of Science. A análise dos documentos recaiu sobre os textos que trazem estudos, pesquisas e relatos de experiência sobre gestão e curadoria de dados de pesquisa e capacitação de bibliotecários para atuar nesse novo nicho de trabalho. Os resultados evidenciam que ainda são poucos os artigos recuperados na base que mencionam de forma explícita o termo bibliotecário de dados, embora existam muitos estudos sobre gestão de dados e curadoria. Foram encontrados poucos documentos que tenham explicitado os sintagmas gestor de dados e curador de dados. A revisão mostrou que nos Estados Unidos e na Europa, as discussões e ações dos bibliotecários atuando como curadores e gestores de dados de pesquisa já estão bem avançadas, diferentemente da realidade brasileira e de outros países da América Latina. Por outro lado, nos Estados Unidos e na Europa, as políticas e estratégias de acesso aberto foram bastante lentas em relação aos países da América Latina, onde o Brasil é pioneiro e tem tido participação ativa no movimento de acesso aberto. Conclui-se que o bibliotecário pode assumir uma nova configuração em sua atuação, como especialista em documentação e informação, especialista em dados e na criação de repositórios, além de mostrar experiências na descrição de dados e na implantação de serviços de dados e de apoio aos pesquisadores.
Downloads
Referências
AKOBENG, A. K. Understanding systematic reviews and meta-analysis. Archives of Disease in Childhood, [s.l.], v. 90, p. 845-848, 2005.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação da APA. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BÉCARD, N. et al. Ouverture des données de la recherche. Guide d'analyse du cadre juridique en France. 2016. Disponível em: https://prodinra.inra.fr/ft?id={E391647B-3125-4020-96C4-2E4EA78CCA66}&original=true. Acesso em: 08 fev. 2019.
BEM, D. J. Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, [s.l.], v. 118, n. 2, p. 172-177, 1995.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. Cap. 3.
COSTA, M. M.; CUNHA, M. B. O bibliotecário no tratamento de dados oriundos da e-science: considerações iniciais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 189-206, 2014.
COX, A. M. et al. Developments in research data management in academic libraries: towards an understanding of research data service maturity. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s.l.] v. 68, n. 9, p. 2182-2200, 2017.
CUNHA, M. B. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, dez. 2010.
DIGITAL SCIENCE. Figshare. The State of Open Data 2017: a selection of analyses and articles about open data. London: Figshare, 2017.
EINSENBERG, N. Writing a literature review. In: STERNBERG, R. J. Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 17-34.
FANIEL, I. M.; CONNAWAY, L. S. Librarians’ perspectives on the factors influencing research data management programs. College & Research Libraries, [s.l.] v. 79, n. 1, p. 100, jan. 2018.
FERNÁNDEZ-RÍOS, L.; BUELA-CASAL, G. Standards for the preparation and writing of Psychology review articles. International Journal of Clinical and Health Psychology, [s.l.] v. 9, p. 329-344, 2009.
HEY, T.; HEY, J. e-Science and its implications for the library community. Library Hi Tech, Bingley, v. 24, n. 4, p. 515-528, 2006.
HOHENDORFF, J. V. Como escrever um artigo de revisão de literatura. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. Cap. 2.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. 260 p.
MESGUICH, V. et al. Enjeux et dimensions. Documentaliste-Sciences de l'Information, Paris, v. 49, n. 1, p. 24-45, 2012.
MORGAN, A.; DUFFIELD, N.; HALL, L. W. Research data management support: sharing our experiences. Journal of the Australian Library and Information Association, [s.l.], v. 66, n. 3, p. 299-305, 2017.
MURPHY, F. An update on peer review and research data. Learned Publishing, [s.l.] v. 29, n. 1, p. 51-53, 2016.
NAUGHTON, L.; KERNOHAN, D. Making sense of journal research data policies. Insights, [s.l.] v. 29, n. 1, p. 84–89, 2016.
NIELSEN, H. J.; HJØRLAND, B. Curating research data: the potential roles of libraries and information professionals. Journal of Documentation, [s.l.] v. 70, n. 2, p. 221-240, 2014.
PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the social science: a pratical guide. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2006.
POPPER, K. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999. 394 p.
ROYAL SOCIETY OF LONDON. Royal Society Science Policy Centre. Science as an open enterprise: open data for open science. London: Royal Society of London, 2012.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa de evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
STURGES, P. et al. Research data sharing: developing a stakeholder-driven model for journal policies. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s.l.], v. 66, n. 12, p. 2445–2455, 2015.
TRIPATHI, M.; SHUKLA, A.; SONKER, S. Research data management practices in University libraries: a study. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, [s.l.], v. 37, n. 6, p. 417-424, 7 nov. 2017.
VAN DEN EYNDEN, V.; CORTI, L. Advancing research data publishing practices for the social sciences: from archive activity to empowering researchers. International Journal of Digital Library, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 113-121, 2017.
VERBAAN, E.; COX, A. M. Occupational sub-cultures, jurisdictional struggle and Third Space: theorising professional service responses to research data management. The Journal of Academic Librarianship, [s.l.] v. 40, n. 3-4, p. 211-219, 2014.
WIKIMEDIA COMMONS. Duck-Rabbit illusion. 2018.
WOLSKI, M.; HOWARD, L.; RICHARDSON, J. A trust framework for online research data services. Publications MDPI, Basel, v. 5, n. 2, p. 14-16, jun. 2017.
XIA, J.; WANG, M. Competencies and responsibilities of Social Science data librarians: an analysis of job descriptions. College & Research Libraries, [s.l.], v. 75, n. 3, p. 362-388, maio 2014.
YOON, A.; SCHULTZ, T. Research data management services in academic libraries in the US: a content analysis of libraries’ websites. College & Research Libraries, [s.l.], v. 78, n. 7, p. 920, out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Juliana Soares Lima, Virgínia Bentes Pinto, Maria Giovanna Guedes Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.