Situações que envolvem o compartilhamento de informações por sistema informatizado

Autores

  • Fabiana Borelli Prefeitura do Município de Londrina.
  • Maria Inês Tomaél Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Sistema de informação. Compartilhamento de informação. Organização burocrática.

Resumo

Analisa situações de compartilhamento de informações realizadas por um sistema de informações baseado em computador. O sistema em estudo, apesar de estar em funcionamento há alguns anos, não apresenta os níveis de utilização esperados. Assim, um dos focos da pesquisa concentrou-se na utilização do sistema enquanto ferramenta de compartilhamento de informações. O método utilizado foi o estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada por questionários e entrevistas. Os resultados demonstram que o sistema é considerado uma importante ferramenta de compartilhamento de informações. No entanto, existem algumas dificuldades que comprometem o uso e a qualidade do conteúdo informacional nele depositado. Também se verificou incoerência na opinião dos pesquisados, pois apesar da grande maioria dos participantes considerarem que as informações estão seguras no sistema, ainda há a necessidade de materialização em papel das informações, o que demonstra uma cultura que preconiza o apego ao documento físico e atos presenciais e que carecem de um trabalho no sentido de fomentar a utilização de documentos eletrônicos e atos à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Borelli, Prefeitura do Município de Londrina.

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Gerente de Serviços de Informações da Prefeitura do Município de Londrina.

Maria Inês Tomaél, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

BORELLI, F.; TOMAÉL, M. I. Situações que envolvem o compartilhamento de informações por sistema informatizado. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 71–83, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/21850. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)