Elaboração, aplicação e avaliação de um plano de gestão de dados

o caso DataPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.139676

Palavras-chave:

plano de gestão de dados, e-science, dados de pesquisa, big data

Resumo

Na ciência contemporânea, as Instituições de Ensino Superior, Agências de Fomento, Órgãos de Governo e Instituições de Pesquisa tem exigido a elaboração de um Plano de Gestão de Dados, documento que estabelece os procedimentos mandatórios para gerenciamento dos dados da pesquisa, com intuito de auxiliar durante toda investigação acadêmica. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de elaboração e aplicabilidade do Plano de Gestão de Dados na área da Biodiversidade no âmbito da Universidade Federal da Paraíba. A investigação é qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista. Utilizou-se o método da pesquisa-ação para descrever e avaliar a aplicação do Plano. Os resultados apontam para um processo que envolveu as etapas de: (a) planejamento, ao realizar uma pesquisa prévia sobre os Planos de Gestão de Dados existentes, definir metas, organizar as tarefas a serem realizadas, indicar responsabilidades e prazos de execução; (b) ação, por meio da aplicação-teste do Plano desenvolvido; (c) descrição, momento de sistematizar o processo de planejamento, elaboração, sugestões de melhorias; e (d) avaliação, a partir da análise do Plano, com vistas a corrigir inconsistências e aprimorar o resultado final. Conclui-se que o registro e partilha do processo de elaboração, aplicação e avaliação de um Plano de Gestão de Dados faz-se salutar para o intercâmbio de ideias e experiências, além de contribuir para que outros pesquisadores e Instituições de Ensino Superior possam se inspirar e também adotar o instrumento para gestão de dados de suas investigações e, ampliar o escopo de possibilidades investigativas e de transparência dos dados das pesquisas, através da publicação.

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Biografia do Autor

Adriana Alves Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisadora de Pós-Doutorado e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (linha Cibercultura) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, em que integrou o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJol). Especialista em Jornalismo Contemporâneo pela Unijorge. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, onde foi professora substituta na área de Jornalismo Digital. Lecionou nos cursos de Especialização: Jornalismo e Convergência Midiática (Salvador), Mídias Digitais e Convergência (João Pessoa) e Comunicação Digital (Cesrei).Vencedora dos Prêmios: Melhor Tese de Doutorado em Ciência da Informação (UFPB), em 2019, Prêmio PRPG de Teses da UFPB, em 2022, e do Prêmio Fiep/PB de Reportagem Multimídia (orientadora). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR), da UEPB e do Grid - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística, UFPE. Leciona e Pesquisa nas áreas da Comunicação e Ciência da Informação com ênfase em Cibercultura, Jornalismo Digital, Jornalismo de Dados, Narrativas Multimídia, Visualização de Dados, Big Data, Dados, Informação e Tecnologia

Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Biblioteconomia pela UFPB. Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Colaboradora do Projeto de Extensão "Descomplica TCC: normas, estratégias e dicas para elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso", e do Projeto UFPB No Seu Município "Descomplica Ensino Médio: dicas, estratégias e padrões para Trabalhos Escolares", ambos vinculados a UFPB. É membro do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO) e do Grupo de Performances Artísticas Poética Evocare. É representante discente do nível de Doutorado no PPGCI/UFPB, colaboradora nos podcasts "Descomplicast" e "Consciência e Informação". Atua nos eixos temáticos: Análise de Redes Sociais, Estudos Métricos da Informação, Altmetria, Gestão da Informação e do Conhecimento, Divulgação Científica e Metodologia Científica.

Pedro Felipy, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2023-2026). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (conclusão em 2020); Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli - FISG (conclusão em 2018); Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (conclusão em 2017); Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (conclusão em 2011). Servidor público federal ocupante do cargo de Arquivista na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), responsável pela Gestão Arquivística do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve pesquisa na área de registros digitais arquivísticos e metadados de preservação digital.

Vivianne Leal, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2011), graduação em Tecnologia em Telemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2004), especialização em Desenvolvimento de Software para Web pela Faculdade de Tecnologia iDez (2010) e mestrado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2016). Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em desenvolvimento de sistemas corporativos para as áreas administrativa e jurídica. Atualmente é Analista Ministerial com especialidade em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Ministério Público do Estado da Paraíba - MPPB.

Guilherme Ataide , Universidade Federal da Paraíba

Possui formação que compreende um Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus II (1990), um Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE (2010), um Mestrado em Organization Management pela Central Connecticut State University - CCSU (1995), um Doutorado em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo - USP (2003) e um Pós-Doutorado pela UNESP (2011). Atualmente, ocupa a posição de Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba, atuando no Departamento de Ciência da Informação. Envolvido com a Pós-Graduação, contribui para o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), ambos na UFPB. Seus interesses de pesquisa abrangem tópicos como Tecnologias da Informação e Comunicação; Propriedade Intelectual no Ciberespaço; Gestão de Dados de Pesquisa e Repositórios Eletrônicos. Anteriormente, ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação na UFPB e atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) e representante de área no CNPq.

Alzira Karla Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento e pesquisadora na linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento. Vice-chefe do Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2021-2025). Coordenadora dos Projetos de Extensão "Descomplica TCC" e "Descomplica Ensino Médio"; do Projeto de Iniciação Científica "Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso: desafios, estratégias e plano norteador para orientadores e discentes concluintes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas" e; do projeto de ensino "Metodologia do Trabalho Científico: teoria e prática e uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem". Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão de unidades de informação, gestão da informação e do conhecimento, marketing em unidades de informação, aprendizagem organizacional, redes sociais, redes de colaboração e aprendizagem, metodologia científica e normalização. E-mail: alzirakarlaufpb@gmail.com

Wagner Junqueira, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília ? UNB. Mestre em Ciência da Informação - UNB e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação ? PPGCI/UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes - PPGOA/UFPB. Professor Associado III no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes - PPGOA/UFPB. . . https://orcid.org/0000-0002-2301-4996

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

RODRIGUES, A. A.; ARAÚJO, J. F. de; SILVA, P. F. C. da; LEAL, V. de Q.; DIAS, G. A.; SILVA, A. K. A. da; ARAÚJO, W. J. de. Elaboração, aplicação e avaliação de um plano de gestão de dados: o caso DataPB. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.139676. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/139676. Acesso em: 23 jun. 2025.

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