Disseminação da informação em empresas de capital aberto e os processos de mediação da informação

Autores

  • Elaine Cristina Lopes UNESP/Marília
  • Marta Lígia Pomim Valentim UNESP/Marília
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior UNESP/Marília

Palavras-chave:

Disseminação da informação. Mediação da informação. Processos de mediação. Gestão da informação. Governança corporativa.

Resumo

Governança corporativa pode ser entendida como o conjunto de mecanismos de gestão, que através de controles internos e externos visam reduzir a distância entre acionistas minoritários e o poder de controle da empresa. Nesse contexto, a gestão da informação, a mediação da informação e a disseminação da informação se fazem necessárias, visto que o estabelecimento da boa comunicação, rápida e clara, a fim de estabelecer um clima de confiança na relação da empresa com a sociedade, credores, colaboradores e, especialmente, investidores é extremamente importante. No Brasil, o modelo criado pela Bolsa de Valores de São Paulo chamado de ‘Novo Mercado’, traz em seu escopo regras de conduta adicionais às exigidas pela legislação brasileira e possui como base a equidade no tratamento entre partes, a transparência na disseminação de informações e responsabilidade na prestação de contas. Este artigo apresenta algumas considerações acerca do modelo de gestão da informação, os padrões adicionais de disseminação de informações, bem como o processo de mediação da informação relacionado à governança corporativa nesse ambiente empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Lopes, UNESP/Marília

Doutoranda do Programa de pós graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília.

Marta Lígia Pomim Valentim, UNESP/Marília

Profa. Dra. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UNESP/Marília

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, UNESP/Marília

Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UNESP/Marília

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

LOPES, Elaine Cristina; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Disseminação da informação em empresas de capital aberto e os processos de mediação da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 79–92, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18827. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.