Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
Palavras-chave:
Competência em Informação, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Modelos de Competência em Informação, Modelos de Gestão da Informação, Modelos de Gestão do Conhecimento. Processos Informacionais.Resumo
Analisa as relações, por meio de seus modelos, entre competência em informação (CEI), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, em um primeiro momento destaca alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos, em um segundo momento apresenta alguns modelos aplicados nesse contexto, com o intuito de conhecer as etapas/fases mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de CEI, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas/fases da CEI com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado apresenta a relação entre elas, e afirma que a CEI pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da CEI para além do âmbito das bibliotecas, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedade contemporânea.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marta Lígia Pomim Valentim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, María Gladys Ceretta-Soria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.