Demandas para bibliotecas comunitárias em campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding) na Região Sudeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.122578

Palavras-chave:

biblioteca comunitária, financiamento coletivo, políticas públicas, ações coletivas, participação social

Resumo

Questiona-se se campanhas brasileiras de crowdfunding para bibliotecas comunitárias objetivam somente o sustento e a manutenção dessas instituições. Tem-se como objetivo evidenciar as demandas para bibliotecas comunitárias em campanhas de crowdfunding na Região Sudeste do Brasil. Empregou-se o método de pesquisa Análise de Conteúdo concomitantemente ao desenvolvimento de uma análise lexicográfica por meio da Classificação Hierárquica Descendente, testando-se hipóteses por meio do teste qui-quadrado. Constatou-se que as campanhas objetivam, além do sustento e da manutenção das bibliotecas comunitárias, o desenvolvimento social local, o incremento da infraestrutura da biblioteca, o acesso aos bens culturais e às atividades educacionais pela população, assim como a manutenção dos projetos sociais de amplo impacto local na Região Sudeste do Brasil. Sugere-se a proposição de uma política pública para bibliotecas comunitárias como caminho para a sua autonomia financeira. Concluiu-se que membros da comunidade podem estruturar ações lógicas que culminem, primeiramente, na ampliação da discussão acerca das políticas públicas para as bibliotecas comunitárias, assim como na consecução de metas para materializar um produto documental oriundo dos debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ciência da Informação. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Bruna Daniele de Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ciência da Informação. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências da Comunicação

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

CAMILLO, E. da S.; SILVA, B. D. de O.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Demandas para bibliotecas comunitárias em campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding) na Região Sudeste do Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 122578, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.122578. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122578. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)