Apropriação

um pilar central da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119843

Palavras-chave:

apropriação da informação, materialização da informação, partículas de protoinformação, manifestação informacional, consciência informativa

Resumo

Embora o conceito de apropriação da informação seja indispensável para compreender o processo de construção e significação da informação, observa-se uma grande ausência de trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que discutem a temática de modo mais aprofundado. Poucos trabalhos se voltam para compreender o processo, os elementos e os resultados da apropriação. Diante do exposto, este trabalho objetiva apresentar o conceito de apropriação da informação mediante uma perspectiva processual e ideológica que possui como base o signo ideológico e a teoria dialógica de Bakhtin. Apresenta-se, então, o conceito de apropriação da informação como um processo de construção que resulta na materialização da informação. Desse modo, o foco deste estudo se instaura na compreensão dos elementos que compõem esse processo e na relação estabelecida entre eles, buscando, assim, levantar discussões em torno da informação materializada. Parte-se do pressuposto de que a materialização acontece pela relação entre as partículas de protoinformação, as manifestações informacionais e a consciência informativa. A inter-relação constante entre esses três elementos é um fenômeno complexo que sempre acontece na relação com o outro, portanto, é ideológico e dialógico. Em síntese, a construção da informação depende das relações estabelecidas entre os sujeitos sociais podendo ser representada por uma materialidade física ou não-física, exteriorizadas ou simplesmente mantidas no discurso interior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Valotta Elias Borges, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Marília, SP.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Professor associado da Universidade Estadual de Londrina, professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e professor colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. 

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

BORGES, E. V. E. .; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Apropriação: um pilar central da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119843, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119843. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119843. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos