Mediação literária nas bibliotecas universitárias federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137859Palavras-chave:
mediação literária, biblioteca universitária, biblioteconomia social, bibliotecários, mediadores de leituraResumo
As bibliotecas universitárias são instituições sociais vinculadas às universidades, as quais tem uma responsabilidade social não apenas com a ciência, mas com a sociedade como um todo. Diante disso, são inúmeros os desafios e problemas que são postos a ambas, universidades e bibliotecas, como, por exemplo, os baixos índices de leitura do povo brasileiro. Afinal, será que a biblioteca universitária tem alguma coisa a ver com isso? Acreditamos que sim, por isso, a mediação literária é objeto de estudo neste artigo que visa observar a existência de projetos nos sites das bibliotecas centrais, vinculadas as universidades federais brasileiras. A pesquisa é considerada descritiva e de cunho documental. A mediação literária, envolve a literatura, os leitores e mediadores que podem ser os bibliotecários ou não, num processo complexo de elaboração coletiva de significados e suas formas de partilha. Os resultados oriundos da pesquisa demonstram uma quantidade reduzida de projetos, sendo o mais potente para as concretizações das mediações literárias os clubes de leituras. Sendo, portanto, as mediações literárias uma ação a ser desenvolvida ou apoiada pelas bibliotecas universitárias a fim de que a função social, cultural e formativa dos sujeitos, possa ser fortalecida pelas instituições públicas que prestam serviços a comunidade acadêmica, e, em geral.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Janderson; SILVA, Clodoaldo. A importância da prática da leitura no ensino superior. Marupiara: Revista Científica do CESP/UEA, Parintins, n. 2, p. 68-80, 2018.
ANTUNES, Benedito. O ensino da literatura hoje. Revista FronteiraZ: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, São Paulo, n. 4, p. 3-17, 2015.
ARAÚJO, Ana Rafaela Sales; OLIVEIRA, Rebecca Maria de Freitas Sousa. Ações de extensão empreendidas por bibliotecas universitárias: estudo dos anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (2013-2017). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, p. 154-170, 2018.
BAPTISTA, Michele Marques; GONÇALVES, Márcia Servi. Ações e atividades culturais em bibliotecas universitárias: a busca por espaços mais atrativos aos usuários na biblioteca central da Universidade de Caxias do Sul. Revista ACB, Santa Catarina, v. 23, n. 3, p. 542-554, 2018.
BARRETO, Damaris de Queiroz. A leitura literária no contexto acadêmico. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, 2018.
BECKER, Caroline da Rosa Ferreira; GROSCH, Maria Selma. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, 2008.
BIBLIOTECA DA UnB empresta livros de graça à comunidade externa e inaugura novo espaço. Portal G1DF, Brasília, 25 out. 2023.
BRASIL. Decreto n. 84.631 , de 9 de abril de 1980. Institui a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” e o “Dia do Bibliotecário”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, n. 69, p. 6338, 14 abr. 1980.
BRASIL. Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensio do País. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 147, n. 98, p. 1, 25 maio 2010.
BRASIL. Lei n. 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 155, n. 134, p. 1, 13 jul. 2018.
BRASIL. Lei n. 14.837, de 8 de abril de 2024. Altera a Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010, que “dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País”, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, n. 68, p. 3, 9 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394 de 20 de dez. de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 134, n. 247, p. 1, 20 dez. 1996.
CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CARDOSO, Beatriz. Mediação literária na Educação Infantil. Glossário CEALE. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2014.
CARVALHO, Abigail de Oliveira. Biblioteca universitária: estudo de usuário. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 1-11, 1976.
CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i1.901. Acesso em: 12 jan. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
FERRAZ, Marina Nogueira; PAIVA, Marília Abreu Martins; REIS, Débora Crystina. O espaço leitura da UFMG: uma biblioteca pública dentro da biblioteca universitária. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências e Perspectivas, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 19-32, 2016.
FONSECA, Aline Jardim. A biblioteca universitária como fomentadora da leitura literária: um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WME Martins Fontes, 2013.
HUBNER, Marcos Leandro Freitas; KUHN, Ana Carolina Araújo. Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem. Biblos, Rio Grande, v. 31, n. 1, p. 51-72, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6509/. Acesso em: 12 jan. 2023.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: IPL, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 12 jan. 2023.
KUSHNIR, Maria Rosa Carnicelli; PIERUCCINI, Ivete. Biblioteca universitária e formação cultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. São Paulo: ANCIB, 2019.
LANKES, David. Expect More: exigindo melhores bibliotecas para o mundo complexo de hoje. São Paulo: Febab, 2016.
LASSANCE, Antonio. O serviço público federal brasileiro e a fábula do ataque das formigas gigantes. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2017.
MENESES-TELLO, F. ; TANUS, G. F. de S. C. Biblioteca, universidad y sociedad: desafíos sociales de las bibliotecas universitarias contemporáneas. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 8, n. 1, p. 1-39, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21680/2447-0198.2024v8n1ID35017. Acesso em: 12 jan. 2023.
MIRANDA, Antônio. Biblioteca Universitária no Brasil: reflexões sobre a problemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 1., 1979, Niterói. Anais [...]. Niterói, UFF, Núcleo de Documentação, 1979.
OLIVEIRA, Joelma Gualberto. Processo de avaliação do INEP / MEC de bibliotecas universitárias pertencentes às instituições de educação superior privadas de Belo Horizonte/MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
PENA, André de Souza; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi; GONZALE, José Antonio Moreiro; MANGUE, Manuel Valente. Políticas institucionais de incentivo à leitura em bibliotecas universitárias: estudos de caso no Brasil, Espanha e Moçambique. In: SEMINÁRIO ANUAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. p. 1541-1559.
PEREIRA JÚNIOR, Nilo Marinho; MEDEIROS, Valéria da Silva. A biblioteca como espaço de incentivo à formação de leitores literários. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 75 (supl.), p. 58-74, 2019.
PESSOA, Eneuton; MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; BRITTO, Marcelo Almeida; FIGUEIREDO, Simone da Silva. Emprego público no Brasil: comparação internacional e evolução. Brasília, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, n. 19, p. 1-17, 30 mar. 2009.
PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009a.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2009b.
PIRES, Erik André de Nazaré. A importância do hábito da leitura na universidade. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 365-381, 2012.
RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosângela Formentini. Mediação cultural e bibliotecas: perspectivas conceituais na Ciência da Informação no Brasil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p1. Acesso em: 4 jan. 2024.
REITZ, Joan M. Online Dictionary for Library and Information Science. Westport: Greenwood Publishing Group, 2013.
SÁ, Jéssica Patrícia Silva; ROCHA, Caroline Felema dos Santos. Mediação de leitura no contexto das bibliotecas universitárias: análise dos anais do CBBD (2017-2019). Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 8, n. 2, p. 244-267, 15 set. 2022.
SILVA, Miguel Rettenmaier; BIN, Margarete Maria Soares. A leitura no ensino superior. Revista Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, set./dez, 2017.
SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação. Recife: Nectar, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Gustavo Tanus Cesário. O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena. 2023. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
SOUSA, Laiana Ferreira; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito. Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise nos currículos dos cursos de graduação em biblioteconomia no nordeste do Brasil. Informação@Profissões, Londrina, v. 7, n. 1, p. 58-76, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p58. Acesso em: 6 dez. 2023.
TANUS, G. F. S. C. Biblioteconomia social: uma virada social. Ciência da Informação Express, Lavras, v. 4, p. 1-6, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.60144/v4i.2023.101. Acesso em: 6 dez. 2023.
TARAPANOFF, Kira. A biblioteca universitária vista como uma organização social. Estudos Avançados em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Brasília, v. 1, p. 73-92, 1982.
TINOCO, Robson Coelho. A intricada leitura de literatura - um novo processo socioeducacional de conhecimento. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, p. 121-136, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36287. Acesso em: 6 dez. 2023.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Biblioteca Central (UNB/BCE). Clube de leitura. Brasília, 2023. Disponível em: https://bce.unb.br/servicos/clubes-bce/clubedeleitura/. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ. Sistema de Bibliotecas (UFJ/SIBI). Jataí, GO, 2023. Disponível em: https://bibliotecas.jatai.ufg.br/. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). Bibliotecas. Livro na tela – exposição temática. Juiz de Fora, 2023. Disponível em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/2023/07/04/livro-na-tela-exposicao-tematica/. Acesso em: 20 maio 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Biblioteca Universitária (UFLA/BU). Projetos. Disponível em: https://bibliotecauniversitaria.ufla.br/projetos. Acesso em: 20 maio 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Biblioteca Central (UFMG/ BC). Espaço de leitura. Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://www.bu.ufmg.br/bcentral/espaco-de-leitura/. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projetos na UFOP estimulam alunos e comunidade ouro-pretana ao hábito da leitura. Ouro Preto, 2014. Disponível em: https://ufop.br/noticias/projetos-na-ufop-estimulam-alunos-e-comunidade-ouro-pretana-ao-hbito-da-leitura. Acesso em: 20 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Biblioteca Central. Biblioteca Setorial Prof. Roberto Duarte Pires (UNIR/BC). Espaço leitura deleite. Porto Velho, 2023. Disponível em: https://bibliotecacentral.unir.br/pagina/exibir/5676. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Biblioteca Comunitária (UFSCar/ BCo). São Carlos, 2023. Disponível em: https://www.bco.ufscar.br/acervos. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária (UFC/BU). Livros Livres. Fortaleza, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/livros-livres/. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas (UFPR/SIBI). Clube do Livro. Curitiba, 2023. Disponível em: https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/clube-do-livro/. Acesso em: 29 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Biblioteca Infantojuvenil (UNIRIO/BIJU). Biblioteca Infantojuvenil. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.unirio.br/bibliotecacentral/biblioteca-infantojuvenil. Acesso em: 30 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Sistema de Bibliotecas (FURG/SIBI). Arvoreteca: incentivando a leitura. Rio Grande, 2023. Disponível em: https://biblioteca.furg.br/pt/projetos-de-extensao?view=article&id=350&catid=2. Acesso em: 30 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Biblioteca Central. (UFRGS/BC). Blog da BC. Porto alegre, 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibliotecacentral/blog-da-bc/. Acesso em: 29 dez. 2023.
VIANA, L.; PIERUCCINI, I. Informação e educação no ensino superior: a biblioteca universitária como espaço formativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. São Paulo: ANCIB, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus, Aline Jardim da Fonseca, Gustavo Tanus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.