Educação para a competência em informação e as ações realizadas por bibliotecários
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245253.13-39Palavras-chave:
Competência em Informação, Formação de habilidades informacionais, Formação para Competência em informaçãoResumo
O objetivo da pesquisa foi verificar as ações que os bibliotecários desenvolvem para a formação de habilidades para a competência em informação dos usuários, bem como quais são as suas necessidades em relação a essas ações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como participantes sete bibliotecárias de diferentes tipos de bibliotecas. Os dados foram coletados por meio de um grupo de foco para identificar suas experiências, ações e necessidades para as práticas educativas voltadas à competência em informação. Para análise dos dados, apoiou-se na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados foi possível perceber que os bibliotecários têm realizado diversas atividades para a formação de seus usuários que podem contribuir para a competência em informação. Conclui-se, no entanto, que ainda é necessário estreitar os laços entre os campos de atuação e instituições de ensino, de forma a atender os bibliotecários quanto às suas necessidades relativas à educação para competência em informação. Da mesma forma, evidencia-se a relevância de tornar a competência em informação integrada ao processo de formação dos bibliotecários, abordando-a como um conteúdo transversal presente em diferentes disciplinas, tendo em vista a formação de profissionais preparados para buscar e utilizar informações de forma mais crítica, ética e reflexiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.