ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ENVOLVENDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Lizete Wasem Walter, Gabriela Simone Harnisch, Douglas Roberto Borella

Resumo


O estudo teve como objetivo verificar o efeito da prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE) visando à aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Educação Física em alunos com deficiência visual. Caracteriza-se como pesquisa-ação. Participaram do estudo três alunos com deficiência visual, dois professores de Educação Física e dois pesquisadores. Os instrumentos foram protocolos de pré e pós-testes e entrevistas pessoais. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados evidenciaram progressão do aprendizado da referida disciplina realizada no AEE. Constatou-se, ainda, que os alunos não participam de todas as aulas de Educação Física, e que a função do AEE ainda é desconhecida pelos professores investigados. Dessa forma, conclui-se que na prática ainda são excluídos os conhecimentos desta disciplina aos alunos com deficiência visual por meio do AEE mesmo quando se notam seus benefícios.

 


Palavras-chave


Aluno com deficiência visual. Aprendizado. Escola. Atendimento Educacional Especializado.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.97282

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