O CIRCO E A INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Autores

  • Bruno Barth Pinto Tucunduva Universidade Federal do Paraná
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.88131

Palavras-chave:

Capacitação de professores. Educação superior. Arte. Currículo.

Resumo

Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.

 

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Biografia do Autor

Bruno Barth Pinto Tucunduva, Universidade Federal do Paraná

Pesquisador em circo e práticas artísticas na Educação e na Educação Física.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física. Circo e ginástica.

Publicado

2019-10-27

Como Citar

TUCUNDUVA, B. B. P.; BORTOLETO, M. A. C. O CIRCO E A INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25055, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.88131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/88131. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais