MEMÓRIA DO JUDÔ NA CIDADE DO RECIFE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO E O PROCESSO CIVILIZATÓRIO

Denis Foster Gondim, Esdras Henrique Rangel de Melo, Leandro Carlos Mazzei, Henrique Gerson Kohl, Vilde Gomes Menezes

Resumo


Objetiva-se analisar a história do judô recifense e suas dimensões educacionais e civilizatórias por meio da técnica de análise de conteúdo das falas de antigos senseis de judô em Recife. Constatou-se que o judô possibilita a aprendizagem, formação para a vida constituída por regras e a formação ética/moral diante da sociedade, através de fatores como disciplina e hierarquia. As entrevistas indicam os ganhos do judô como modalidade esportiva e reconhece-se que o judô esportivizado atual teve perdas. Conclui-se que, dentre as modalidades esportivas, o judô ainda se diferencia por conta de suas características e especificidades filosóficas preconizadas por Jigoro Kano e sua incidência sobre a educação.

 


Palavras-chave


Artes marciais. Judô. Aspectos históricos.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.87957

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