BLUMENAU E SEUS IMIGRANTES: APONTAMENTOS ACERCA DA EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA FÍSICA (1850-1899)

Autores

  • Heitor Luiz Furtado UFPR/FURB
  • Evelise Amgarten Quitzau ISEF-Uruguai
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81849

Palavras-chave:

Grupos étnicos. Migração. Sociedades.História.

Resumo

Situada no nordeste de Santa Catarina, na região do Vale do Itajaí, Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Nesse sentido, o presente ensaio foi norteado pela seguinte questão: como os clubes de tiro foram utilizados pelos imigrantes para a emergência de uma cultura física na cidade de Blumenau? As análises realizadas apontam para a centralidade dos Schützenvereine enquanto espaços importantes para o desenvolvimento e cultivo de tradições de práticas corporais trazidas do velho continente, bem como para a formação de importantes dispositivos para consolidação de uma cultura física por parte dos habitantes de Blumenau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Luiz Furtado, UFPR/FURB

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí UNIVALI (2012).Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí.

Evelise Amgarten Quitzau, ISEF-Uruguai

Doutora em Educação pela Unicamp (2016). Docente do Instituto Superior de Educación Física, da Universidad de la República, Uruguai. Dedica-se a pesquisas relacionadas à história da educação e da educação física, tomando a particularidade da história da ginástica alemã e da imigração nas primeiras décadas do século XX no Brasil.

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Mestre em Educação UFPR
Doutor em Educação UNICAMP
Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação Física UFPR
Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

FURTADO, H. L.; QUITZAU, E. A.; MORAES E SILVA, M. BLUMENAU E SEUS IMIGRANTES: APONTAMENTOS ACERCA DA EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA FÍSICA (1850-1899). Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 665–676, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.81849. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81849. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios