O DEBATE PEDAGÓGICO SOBRE A ARTE DO CIRCO NA REVISTA ÉDUCATION PHYSIQUE ET SPORT (1969-2015)

Autores

  • Teresa Ontañón Barragán Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física
  • Rodrigo Mallet Duprat Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física
  • Mercè Mateu Serra INEFC, Instituto Nacional de Educación Física de Catalunha (Barcelona-Espanha)
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56746

Palavras-chave:

Educação Física. Currículo. Artigo de revista.

Resumo

A importância da França para o circo contemporâneo, bem como seu impacto sobre as práticas pedagógicas da Educação Física naquele país, é indiscutível. Considerando a relevância que a revista francesa Éducation Physique et Sport (EP&S) adquiriu para a área e o crescimento das publicações sobre o tema, apresentamos um estudo dos artigos publicados entre 1969 e 2015. Foram analisados 73 artigos, na sua grande maioria relatos de experiência de professores, mediante os quais se apresentam distintas organizações do conteúdo em forma de unidades didáticas, discutindo suas especificidades pedagógicas e múltiplos argumentos que em seu conjunto advogam a favor do ensino do circo na Educação Física Escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Ontañón Barragán, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física

Doutoranda na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado na mesma Faculdade finalizado em 2012, na área de Educação Física e Sociedade. Possui Graduação em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidad Politécnica de Madrid (2009). Com especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e nas Atividades Circenses. Membro do CIRCUS Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses da UNICAMP.

Rodrigo Mallet Duprat, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre na mesma universidade, Artista Circense especializado em malabarismo, acrobacias em duplas, perna de pau e double trapezio fixo. Membro do GEPEFE Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e CIRCUS Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses.

Mercè Mateu Serra, INEFC, Instituto Nacional de Educación Física de Catalunha (Barcelona-Espanha)

Licenciada em Filosofía, em Ciencias da Educação e em Direção Cénica pelo Instituto de Teatro de Barcelona. Mestre em Gerontología Social. Doutora em Educação (INEFC) pela Universidade de Barcelona. Professora titular do Instituto Nacional de Educação Física de Catalunha da Universidade de Barcelona.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física

Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha. Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005). Realizou Estágio de Pós-doutorado no Laboratório do Centro de Estudos das Actividades Desportivas - CEAD, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL - Portugal) (2010-2011). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha) em 2011. Casado e pai da Leticia e da Alicia! Atualmente é professor do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia); relações das atividades circenses com a educação física; formação e desenvolvimento da ginástica geral; superficies elásticas e formação de acrobatas; bem como em estudos fundamentados na Praxiologia Motriz.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

ONTAÑÓN BARRAGÁN, T.; MALLET DUPRAT, R.; MATEU SERRA, M.; COELHO BORTOLETO, M. A. O DEBATE PEDAGÓGICO SOBRE A ARTE DO CIRCO NA REVISTA ÉDUCATION PHYSIQUE ET SPORT (1969-2015). Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 567–582, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.56746. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56746. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais