A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1936, EM BERLIM: CONFLITOS INTERNOS ENTRE GRUPOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.116523Palavras-chave:
Esportes aquáticos. Remo. HistóriaResumo
A pesquisa investiga a participação do Brasil nas Olimpíadas de 1936, em particular, o caso do remador brasileiro Fritz Richter, que não disputou competições de remo em Berlim, embora tenha feito parte da delegação organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). As informações sobre a participação brasileira vieram de reportagens de jornais e revistas. A interpretação das fontes revelou que a decisão da participação do Brasil nos Jogos Olímpicos foi marcada por conflitos, afetando o envio de duas delegações para representar o país no evento. Esse fato culminou na seleção de atletas brasileiros em território alemão. Nessa conjuntura, ocorreram outros conflitos, não apenas durante a permanência das delegações brasileiras em Berlim, mas quando retornaram ao país. Tais eventos indicam que o esporte olímpico brasileiro na década de 1930 vivia um momento incipiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
