PARQUES URBANOS DE BARCELONA: A RELAÇÃO ENTRE A DIVERSIDADE NAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO E A SEGURANÇA A PARTIR DE USOS PRINCIPAIS E COMBINADOS

Autores

  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná
  • Javier Oliveira Betrán l'Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11362

Palavras-chave:

Lazer, espaços, equipamentos

Resumo

A intenção é analisar o modelo de parques, praças e ruas de Barcelona. A ênfase está na relação existente entre diferentes formas de apropriação e a segurança desses espaços a partir dos usos principais e combinados. Os procedimentos metodológicos foram: aplicação de protocolo desenvolvido no GEPLEC/UFPR, imagens fotográficas e filmagens.  Concluímos que em Barcelona alguns espaços públicos contemplam tais formas de usos co-relacionados, os quais dependem de uma série de fatores, entre eles o planejamento urbano, o qual deve buscar conectar espaços que garantam a diversidade de experiências, a segurança, e, portanto, a “vida pública” nas grandes cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná /Brasil, e do Programa de pós-graduação em Educação Física UFPR. Membro pesquisador do CEPELS - Centro de estudos e pesquisas em esporte, lazer e sociedade. Coordenadora do GEPLEC- Grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade.

Javier Oliveira Betrán, l'Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya

l'Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya

Downloads

Publicado

2010-06-05

Como Citar

RECHIA, S.; BETRÁN, J. O. PARQUES URBANOS DE BARCELONA: A RELAÇÃO ENTRE A DIVERSIDADE NAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO E A SEGURANÇA A PARTIR DE USOS PRINCIPAIS E COMBINADOS. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 179–200, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11362. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.