Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional

Patrícia Resende Pereira, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Resumo


O estudo analisou o comportamento de busca e uso da informação para a tomada de decisão do gestor escolar, em relação aos padrões de letramento informacional nas escolas de ensino médio do Distrito Federal  da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, com uso de documentos oficiais do sistema educacional do Distrito Federal, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o principal acesso à informação é realizado pela internet e que o volume de dados, aliado à falta de tempo para obtenção de informações, dificulta a tomada de decisão. Para tomar decisões, os gestores consultam informações disponíveis na escola, além do projeto político pedagógico. Verificam a origem da informação recebida e os resultados alcançados pela escola nas avaliações externas do governo. Por fim, os dados coletados pelos gestores educacionais, em relação aos padrões do letramento informacional, mostram o desenvolvimento de poucas habilidades e a necessidade de formação sistemática e adequada para aprender a lidar com a informação.


Palavras-chave


Letramento Informacional. Gestão Escolar. Tomada de decisão. Ensino médio.

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DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245253.40-60



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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