A influência dos estilos de aprendizagem na aplicação de atividades de letramento informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.129046

Palavras-chave:

letramento informacional, estilos de aprendizagem, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo, decorrente da tese de doutorado, tem como objetivo geral: discutir a influência da identificação dos Estilos de Aprendizagem na aplicação de atividades de Letramento Informacional e como objetivos específicos: (1) caracterizar o perfil dos sujeitos participantes; (2) detectar os Estilos de Aprendizagem determinantes em uma turma; (3) elaborar e aplicar atividades de Letramento Informacional; (4) comparar os níveis de aprendizagem; e (5) identificar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e os níveis de aprendizagem de Letramento Informacional. O Letramento Informacional é um processo de ensino-aprendizagem que visa desenvolver no sujeito competências e habilidades para lidar com a informação de forma eficaz e eficiente voltado para solução de problemas e tomada de decisão. Os Estilos de Aprendizagem colaboram no desenvolvimento de atividades instrucionais que consideram a diversidade de modos ou preferências de cada indivíduo na compreensão e assimilação das informações. A metodologia, de cunho descritivo, possui abordagem qualitativa e quantitativa, cujo método de investigação é quase-experimental. Os instrumentos de coleta de dados são o questionário, o inventário de identificação dos Estilos de Aprendizagem e as atividades de Letramento Informacional. Os resultados apontam que, no grupo experimental, o material produzido foi melhor classificado do que aquele apresentado pelo grupo de controle; e indicam que identificar e empregar os Estilos de Aprendizagem favorece o desempenho do estudante tanto na execução de tarefas quanto na produção de material resultante do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Letramento Informacional, Estilos de Aprendizagem, Ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Cláudia Luiza Marques, Universidade de Brasília - Instituto Federal de Brasíia

Possui graduação em Letras Português/Inglês pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (1992); especialização em Redação pela UNIFOR (1995); e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2014), com ênfase em Educação Inclusiva e uso das novas tecnologias. Doutoranda em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PPGCINF (UnB). Atualmente é professora de Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando no campus Gama. É docente nos cursos integrados ao Ensino Médio (Alimentos e Química) e no curso de Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Na pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: letramento informacional; comportamento informacional; estilos de aprendizagem; inclusão; novas tecnologias; educação profissional e educação a distância. No Instituto Federal de Brasília campus Gama, já foi coordenadora geral de ensino (2011/2012); coordenadora do PRONATEC (2015/2016)e coordenadora de polo da EaD (2012/2013).

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Lisboa; Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora associada da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares.

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

MARQUES, C. L.; GASQUE, K. C. G. D. . A influência dos estilos de aprendizagem na aplicação de atividades de letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, 2023. DOI: 10.1590/1808-5245.29.129046. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/129046. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo