Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245253.40-60Palabras clave:
Letramento Informacional. Gestão Escolar. Tomada de decisão. Ensino médio.Resumen
O estudo analisou o comportamento de busca e uso da informação para a tomada de decisão do gestor escolar, em relação aos padrões de letramento informacional nas escolas de ensino médio do Distrito Federal da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, com uso de documentos oficiais do sistema educacional do Distrito Federal, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o principal acesso à informação é realizado pela internet e que o volume de dados, aliado à falta de tempo para obtenção de informações, dificulta a tomada de decisão. Para tomar decisões, os gestores consultam informações disponíveis na escola, além do projeto político pedagógico. Verificam a origem da informação recebida e os resultados alcançados pela escola nas avaliações externas do governo. Por fim, os dados coletados pelos gestores educacionais, em relação aos padrões do letramento informacional, mostram o desenvolvimento de poucas habilidades e a necessidade de formação sistemática e adequada para aprender a lidar com a informação.
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