Bibliotecas escolares: tendências globais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245223.36-55Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Tecnologia, Aprendizagem, Bibliotecário, Formação de coleçõesResumo
Este artigo aborda as transformações do processo de ensinoaprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários. A análise da literatura mostra tendência à adoção de modelos de aprendizagem baseados na construção colaborativa do conhecimento, com ênfase na aprendizagem compreensiva e atividades de ensino em ambientes diversificados. As bibliotecas escolares podem acolher e subsidiar atividades de ensino variadas, transformando-se em locais não apenas de apropriação da informação, mas também de produção do conhecimento por meio de atividades colaborativas, conectadas e diversificadas. O bibliotecário precisa fortalecer o domínio de tecnologias para obtenção, gerenciamento, produção e compartilhamento de informações. O fomento à leitura continua a ser importante, mas precisa ser ampliado para diferentes suportes e formatos.
Downloads
Referências
AAKER, David A. Administração estratégica de mercado. 9. ed. Porto Ale-gre: Bookman, 2009.
AUSTRALIAN LIBRARY AND INFORMATION ASSOCIATION. 50:50 by 2020. Kingston: ALIA, 2013. Disponível em: <http://www.alia.org.au/sites/default/files/documents/about/ALIA-5050-by-2020_2.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2015.
BRASNFORD, John D.; BROWN, Ann L.; COCKING, Rodney R. (org). Co-mo as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. Tradução Carlos David Szlak. São Paulo: Senac, 2007.
BREEDING, Marshall. Tech trends and challenges for K-12 school libraries. Computers in Libraries, Medford,NJ, v. 33, n.7, p. 26-29, Sept. 2013.
CANINO-FLUIT, Ana. School library makerspaces: making it up as I go. Teacher Librarian, Lawrence, KS v. 41, n. 5, p. 21-27, jun. 2014.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrati-va. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11.pdf>. Acesso em: 07 Jun. 2016.
COOPER, O. P.; BRAY, Marty. School library media specialist-teacher collabo-ration: characteristics, challenges, opportunities. TechTrends, Cham, v. 55, n. 4, p. 48-55, 2011.
EASLEY, Michelle; YELVINGTON, Marie. What's in a name: reimagining the school library program. Teacher Librarian, Lawrence,v. 42, n. 5, p. 21, jun. 2015.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Centro de Recursos de Aprendiza-gem: biblioteca escolar para o século XXI. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 1, p. 138-153, jan./abr., 2013. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/565/2057>. Acesso em: 9 jul. 2016.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, apr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2016.
GRIGSBY, Susan. Re-imagining the 21st Century School Library: From Storage Space to Active Learning Space. TechTrends, Cham , v. 59, n. 3, p. 103-106, may./june. 2015.
HARRIS, Christopher. Fact or fiction? Libraries can thrive in the Digital Age. Phi Delta Kappan, Arlington, v. 96, n. 3, p. 20-25, nov. 2014.
HAY, L. Experience the "shift": Build an iCentre. Teacher Librarian, Law-rence, v. 39, n. 5, p. 29-35, jun. 2012.
HOUGH, Michael. Libraries as iCentres: helping schools. Australian School Library Association, Melbourne, Victoria , v. 25, n. 1, p. 5-9, 2011. Disponível em: <http://www.asla.org.au/publications/access/access-commentaries/icentres.aspx>. Acesso em: 11 set. 2015.
JOHNSON, Doug. Power up!/ the new school library. Educational Leadership, Alexandria VA , v. 71, n. 2, p. 84-85, oct. 2013. Disponível em: <http://www.ascd.org/publications/educational-leadership/oct13/vol71/num02/The-New-School-Library.aspx>. Acesso em: 6 jul. 2016.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: edição educação Básica 2015. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2015. Disponível em: <http://cdn.nmc.org/media/2015-nmc-horizon-report-k12-PT.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2016.
JORGE, Marcos. Universidade discute inovação e acessibilidade no ensino. São Paulo: UNESP, 2014. Disponível em: <http://www.unesp.br/portal#!/noticia/15958/universidade-discute-inovacao-e-acessibilidade-no-ensino/>. Acesso em: 6 jul. 2016.
LOERTSCHER, D. V.; PREDDY, L.; DERRY, B. Makerspaces in the School Library Learning Commons and the uTEC Maker Model. Teacher Librarian, Lawrence, v. 41, n. 2, p. 48-51, dec. 2013.
LOERTSCHER, D. V.; KOECHLIN, C. Theory and research as the founda-tional elements of a learning commons. Teacher Librarian, Lawrence, v. 39, n. 3, p. 48-51, fev. 2012. v. 39, n.5, p. 74, feb. 2012.
O'CONNELL, Judy; BALES, Jennie; MITCHELL, Pru. [R]Evolution in Read-ing cultures: 2020 vision for school libraries. The Australian Library Journal, [S.l.], v. 64, n. 3, p. 194-208, 2015. DOI:10.1080/00049670.2015.1048043
SHAW, Carolyn; FLYNN, Darren; BARRETT, Lynn. The BRIDGE LEARN-ING COMMONS: A whole school approach to learning for the future: first steps. The School librarian, Sydney, v. 62, n. 1 p. 3 -5, 2014.
SULLIVAN, Margaret. Divine design: how to create the 21st-century school library of your dreams. School Library Journal, New York, NY, v. 57, n. 4, p. 26-32, apr. 2011. Disponível em: <http://www.slj.com/2011/04/sljarchives/divine-design-how-to-create-the-21st-century-school-library-of-your-dreams/>. Acesso em: 6 jul. 2016.
TAYLOR, Natalie Greene; SUBRAMANIAM, Mega; WAUGH, Amanda. the school libraian as learning alchemist: transforming the Future of Education. American Libraries Magazine, Chicago, fev. 2015. Disponível em: <http://americanlibrariesmagazine.org/2015/02/26/the-school-librarian-as-learning-alchemist/>. Acesso em: 9 set. 2015.
TENDÊNCIA. In: DICIONÁRIO do Aurélio Online. c2016. Disponível em: <http://dicionariodoaurelio.com>. Acesso em: 12 set. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.