Tradução e validação de conteúdo do instrumento para avaliação da Gestão do Conhecimento holística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.121287

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão do Conhecimento holística, validação de conteúdo, coeficiente de validação de conteúdo, mensuração

Resumo

A Gestão do Conhecimento é uma temática de interesse crescente por parte de pesquisadores. Como um meio para abordar a realidade dessa temática são propostos instrumentos para avaliação, mas esses instrumentos demandam de validação de conteúdo para conferir qualidade aos mesmos. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo promover a tradução e a validação de conteúdo do instrumento de avaliação da Gestão do Conhecimento holística de Corrêa e outros, de 2021, de modo a conferir qualidade a versão traduzida do português para o inglês. Os procedimentos metodológicos consistem na tradução das afirmativas do instrumento por um pesquisador doutor, fluente em ambas as línguas e especialista na temática, com suporte das ferramentas Google Translate e Grammarly. Por conseguinte, a tradução foi avaliada por três doutores e especialistas em Gestão do Conhecimento, proficientes em ambas as línguas, e validada por meio do método de Coeficiente de Validade de Conteúdo, considerando os aspectos de clareza, coerência e tradução. Os resultados revelaram que os scores 0,98, 0,97 e 0,97 para os respectivos aspectos atestam a qualidade da versão traduzida. Assim, espera-se que o instrumento traduzido possa ser útil para uso de pesquisadores que demandem dessa versão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2018). Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho é Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui experiência em diversos segmentos do mercado. Trabalhou na Siemens Corporate Research (Princeton-USA), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Automatos (Rio de Janeiro) e no Ministério da Educação (Brasília).

Fernando Hadad Zaidan, Instituto de Educação Tecnológica

Construí uma sólida carreira de mais de 35 anos nas áreas de Tecnologia e Sistemas de Informação, com formação interdisciplinar: doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), bacharelado em Ciência da Computação pela Fumec, Gestão e Desenvolvimento Web-XML pela UniBH e Programação e Análise de Sistemas pela UFMG. Minhas primeiras atividades, no início dos anos 1980, foram aulas da linguagem de programação BASIC, que rodava no sistema operacional DOS, em microcomputadores TK85, CP500, Digitus DGT100, dentre outros. Também já empreendia na Logik Software Ltda., oferendo sistemas específicos para diversas organizações que almejavam controles por meio da microinformática, utilizando dBase 2 e dBase 3, sucedidos pelo Clipper. Além disso, treinava grandes empresas de Minas Gerais no inovador sistema de ponto eletrônico por códigos de barras. Fui analista e desenvolvedor utilizando o Delphi de um grande sistema ERP para a indústria joalheira. Participei da fundação e gestão de startups na área de games com meus dois filhos, Tiago e Daniel Zaidan. Atuei como consultor nos projetos Sebraetec em parceria com a Fumsoft. Possuo experiência em projetos de P&D na Cemig (GT507, D595, GT651). Atuo como consultor nas áreas da gestão estratégica da TI, gestão do conhecimento, transformação digital, business intelligence, arquitetura corporativa, metodologias ativas de aprendizagem, métodos ágeis de projetos e gestão de processos de negócios. Realizo palestras em diversos congressos, simpósios e seminários. Coordeno e leciono cursos de pós-graduações Lato Sensu em diversas instituições de ensino. Sou professor e pesquisador de mestrado do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), priorizando as pesquisas sustentadas pelas metodologias design science e revisão sistemática de literatura. Possuo publicações em congressos nacionais e internacionais, periódicos, livros e capítulos, com premiações de best paper. Sou membro avaliador do Talento Profissional, do programa de empreendedorismo, e das empresas mais inovadoras no uso da TI. Reviso publicações de congressos e periódicos científicos. Recentemente, criei o Knowledge Management Canvas (KMCanvas), um Canvas para implementação da gestão do conhecimento.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

Vinícius Figueiredo de Faria, Universidade FUMEC

Sócio fundador da MVA Assessoria Financeira. Responsável pelas áreas novos negócios, financeira e comercial. Economista, pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV/RJ, em Finanças pela FDC/MG; mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo IETEC/MG; doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC/MG. Com experiência na elaboração de estudos de viabilidade econômica, gestão de projetos, gestão de negócios, marketing, revisão de processos organizacionais; tendo atuado nas áreas administrativa, projetos, processos, financeira e comercial. Mentor voluntário da Fundação Dom Cabral (Programa Empreenda) na aceleração de micro e pequenos negócios. Fluência no idioma inglês, tendo atuado por vários anos como professor. Vivência internacional como estudante estrangeiro (2º grau ? Rancho Verde High School - 1° ano de College ? Riverside Community College ? CA/ USA) e como consultor e gerente de projetos (México / Chile / Guatemala / Angola / Arábia Saudita).

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

CORRÊA, F.; CARVALHO, D. B. F.; ZAIDAN, F. H.; RIBEIRO, J. S. de A. N.; FARIA, V. F. de. Tradução e validação de conteúdo do instrumento para avaliação da Gestão do Conhecimento holística. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 121287, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.121287. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/121287. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)