Aspectos éticos da coautoria em publicações científicas

Carla Mara Hilário, Maria Cláudia Cabrini Grácio, José Augusto Chaves Guimarães

Resumo


A coautoria científica pressupõe a participação intelectual ativa de todos os autores na elaboração de uma pesquisa. Todavia, existem entendimentos variados sobre a concepção das atividades de colaboração científica e coautoria, que, por vezes, confundem pesquisadores no processo de atribuição de autoria em pesquisas colaborativas. A vista disso, esta pesquisa objetiva refletir sobre os aspectos éticos da atribuição da autoria em publicações científicas, a partir da reflexão e debate sobre a participação e colaboração entre autores no desenvolvimento de uma pesquisa científica e a consequente responsabilidade sobre os resultados gerados e comunicados à comunidade científica. Para tanto, são analisados os conceitos e as funções de um autor, no intuito de evidenciar a distinção entre colaboração científica e coautoria e, mais especificamente, os aspectos éticos envolvidos na atribuição de autoria na ciência. Observa que, embora existam normas de conduta ética na ciência, deve haver, por parte dos pesquisadores, uma reflexão acerca dos problemas de atribuição de autoria, uma vez que os aspectos éticos da produção científica são indissociáveis dos aspectos sociais e das políticas e práxis da área. Isso leva a concluir que tratar dos aspectos éticos da coautoria durante a formação do pesquisador pode ser uma estratégia para minimizar problemas associados a essa questão, além de incentivar estudos que viabilizem uma discussão mais verticalizada sobre o tema, tornando-o parte do processo de construção do conhecimento.

Palavras-chave


Ética na coautoria; Ética na colaboração; Ética em publicações científicas; Coautoria; Colaboração Científica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245242.12-36



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)