Colaboração científica

indicadores de coautoria e subautoria em periódicos indexados na SciELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119493

Palavras-chave:

colaboração científica, coautoria, subautoria, cientometria, SciELO

Resumo

Diferentes tipos de colaboração (formal e informal) são requeridos na atividade científica das diversas disciplinas e áreas. Por meio de indicadores cientométricos, analisaram-se, de forma mais abrangente, práticas colaborativas (coautorias e subautorias) contemporâneas nas publicações de dois importantes periódicos brasileiros indexados na SciELO, um das Ciências Biológicas e outro das Ciências Humanas, ao longo do período de 2010-2019. Os dados sobre coautoria foram coletados através dos artigos assinados por mais de um autor e sobre subautoria através dos textos de agradecimentos (por apoio material e/ou intelectual) inseridos pelos autores nas publicações. O corpus é constituído por 1.100 artigos, 758 da Acta Botanica Brasilica e 342 da Revista de Sociologia e Política. Verificou-se que, o contexto de comunicação científica (nacionalidade do periódico e da base de dados indexadora) não tem influência direta nas práticas colaborativas, mas sim a orientação da pesquisa realizada em cada uma das disciplinas e áreas. Altos percentuais de coautorias e subautorias (apoio financeiro e técnico/instrumental) identificados na Acta Botanica Brasilica evidenciam a necessidade de diferentes tipos de colaboração (formal e informal) nas áreas experimentais. Os altos percentuais de agradecimentos por apoio conceitual/peer interactive communication identificados na Revista de Sociologia e Política, cujos índices de coautoria são mais baixos do que os índices de autoria única, revelam a importância da colaboração de subautoria dos colégios invisíveis. Conclui que, a inclusão de bases de dados como a SciELO em pesquisas cientométricas é relevante para mapear, desde outro ângulo e, de forma mais abrangente, tipos de colaboração (autorais e não-autorais) na ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação e Informação; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

ALVAREZ, G. R. Colaboração científica: indicadores de coautoria e subautoria em periódicos indexados na SciELO. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119493, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119493. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119493. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos