Estudo comparativo teórico metodológico dos índices normalizados de citação: uma aplicação na ciência brasileira (1996-2007)
Palavras-chave:
Estudo teórico-metodológico. Índices de citação. Índices normalizados de citação.Resumo
Objetiva-se apresentar, analisar e comparar os resultados da aplicação de três procedimentos de normalização do índice de citação por documento: normalização pela média geral, pela mediana e pela média dos 10% mais produtivos da área, no universo da ciência brasileira nas 27 áreas do conhecimento, apresentadas pela Scopus. A partir dos dados do portal SCImago Journal & Country Rankings para as 27 áreas, calcularam-se Ma, Md e Ma10% para o número de citações por documento para o conjunto de países. A seguir, para cada área, calculou-se o índice normalizado do Brasil pela média geral (INma), pela mediana (INmd) e pela média dos 10% dos países mais produtivos (INma10%). Concluiu-se que os procedimentos de normalização apresentam resultados com menos vieses e mais representativos do desempenho real da área em relação aos pares, quando se comparam diferentes áreas do conhecimento. Essa é a grande contribuição dos indicadores normalizados apontada por esta pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.